sexta-feira, 16 de março de 2018

VLT e Reurbanização da área central


Em Seminário de Mobilidade Urbana realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba - PTS, a Prefeitura do Município lançou o chamamento público para Manifestação de Interesse Privada - MIP, com vistas a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos - VLT e reurbanização da área central. 


Prefeito de Sorocaba - Seminário Mobilidade Urbana - Lançamento MIP, VLT.


Sem dúvida um projeto ousado, que tem como premissa a utilização do leito ferroviário já existente no Município, com adaptações para que as estações sejam implantadas ao longo dos pontos de interesse da comunidade.

O VLT, em conjunto com o sistema de Transporte Rápido por Ônibus, o chamado BRT - Bus Rapid Transit desenvolvido pelo governo anterior, duramente criticado, descartado pelo atual e depois retomado, visam revolucionar a forma como o sorocabano poderá realizar seus deslocamentos diários.

A intenção do projeto é retirar o meio de transporte individual das vias, contribuindo com a melhoria da fluidez e meio ambiente. A demanda estimada para o VLT segundo comentado durante o evento será de 100 mil passageiros/dia!

Essa demanda leva em conta a expansão imobiliária que a Zona Oeste da cidade deve experimentar nos próximos anos, com a oferta de 30 mil novos lotes em empreendimentos imobiliários e o posterior avanço no crescimento da cidade na Zona Leste.


Características técnicas do VLT utilizado no Rio de Janeiro.


Ofertar meios de transportes eficientes nesse cenário é algo importante, pois hoje o sistema viário da cidade já está apresentando sinais de saturação, possivelmente ainda não travou em razão da crise que diminuiu sensivelmente o poder de compra da população, mas que aos poucos vem sendo retomado,.

Passar no serviço de lacração do DETRAN na cidade mostra quantos e quantos veículos zero quilômetro vem sendo emplacados diariamente. 

Sorocaba atualmente não possui congestionamentos, ou seja, aquelas paradas prolongadas sem sair do lugar, mas pontos com lentidão e o trânsito não mais possui períodos de baixa demanda, o tempo todo as vias estão repletas de veículos.

A considerar que os projetos inicialmente devem ser elaborados pela iniciativa privada com interesse na prestação dos serviços, acreditamos que aspectos importantes como bolsões para estacionamento de veículos junto às estações para que a integração venha a ocorrer, a oferta de ciclovias e paraciclos de fato contribuam para uma mudança.


Diretrizes do Chamamento Púbico para Manifestação de Interesse Privada - MIP.


Retirar completamente de circulação o meio de transporte individual é algo inviável, no entanto, podemos repensar o seu uso, com ganhos importantes, principalmente para o meio ambiente. 

Pesquisa do Instituto Meio Ambiente e Energia - IMAE divulgado em 2017, apontou que o meio de transporte individual responde por 73% dos gases tóxicos lançados na atmosfera e transportam apenas 30% da população. Já o transporte coletivo por ônibus emite 4% dos gases tóxicos mas transporta 40% da população.

Nossa expectativa, independentemente de bandeira partidária, é que a cidade consiga evoluir em todos os aspectos, e que se avanços vierem a acontecer na mobilidade urbana será algo muito bom.

Menos veículos nas vias, acima de tudo, contribuem também para reduzir acidentes de trânsito e toda cadeia que eles movimentam, saúde e assistência social, por exemplo.




Um comentário:

  1. Agora é esperar para que o projeto realmente saia do papel e torcer para que as pessoas deixem o transporte individual, pelo menos uma vez na semana em casa, para aderir ao transporte público, seja ele VLT ou BRT. E nada melhor do que um serviço de qualidade em todos os aspectos para convencer a população a mudar conceitos e atitudes. Seja a sigla que for, a mobilidade de Sorocaba precisa de soluções antes que seja tarde...

    ResponderExcluir