segunda-feira, 12 de março de 2018

Nova formação do condutor


Um tanto quanto abafada em decorrência da regulamentação da placa padrão mercosul, na mesma leva do dia 08/MAR foi publicada a Resolução número 726/2018 do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, a qual trata do processo de formação e habilitação de condutores de veículos automotores e entram em vigor no dia 08/JUN/2018.

Formação e habilitação de condutores. Mudanças em breve!

O atual processo, já bem defasado, em que o propenso condutor é "adestrado" para evitar autuações, será deixado de lado.

Durante quatro anos, inúmeros técnicos e especialistas da área trabalharam com foco nas mudanças, e participaram de cinco audiências públicas pelo país, para debater, ouvir propostas, resultando em um material complementar com mais de 350 páginas.

A nova regulamentação busca dar um caráter de efetivo estabelecimento de ensino para os Centros de Formação de Condutores, valorizar os profissionais que trabalham na instrução, e tornar o ato de aprender a conduzir como algo que desperte nas pessoas a consciência dos riscos que o trânsito representa.

Dentre pontos principais nas mudanças, haverá aumento no número de horas aula, as aulas de motocicleta também deverão ser realizadas em vias públicas abertas ao trânsito dos demais veículos, e não só em ambiente controlado, em primeira marcha e com utilização do freio traseiro, algo importante para melhorar a segurança dos motociclistas.

Em breve os anexos da Resolução serão publicados e será possível avaliar mais a fundo como as mudanças irão influenciar no processo.

É certo que o custo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação - CNH deve ficar mais alto, entretanto, a melhora do conteúdo, das noções para uma condução mais segura irá refletir mais a frente com a redução no número de acidentes de trânsito.





Nenhum comentário:

Postar um comentário