segunda-feira, 5 de março de 2018

Aproveite com responsabilidade


Todo domingo o trecho da Avenida Dom Aguirre em que está localizado o Parque das Águas é fechado para veículos, para que as pessoas possam utilizar o espaço para lazer, prática de esportes.

Não se trata de desvirtuar a finalidade da via, mas sim uma forma correta, afinal de contas, se destina o espaço tomado pelos veículos durante a semana, para que pessoas o façam.

Entretanto, algumas pessoas através de ações impensadas levam riscos para os usuários do espaço, muitos deles, crianças em tenra idade, dando suas primeiras pedaladas, patinadas com a certeza que o local é seguro.

Os inconsequentes são aqueles que transitam com bicicletas convertidas em ciclomotores com a adaptação de motores a combustão e aceleram demais, mas também temos constatado a cada dia um aumento no número de pessoas com cavalos e em especial com charretes no trecho.

Em alguns dos casos, quem está a conduzir a charrete está embriagado, em velocidade não condizente com um trecho tomado por pessoas.

Ontem (04/MAR), um cidadão com sua charrete (foto) entrou no recinto fechado para veículos pela calçada/passeio e por lá transitou de forma displicente e seguiu em direção ao ponto com maior número de pessoas, na região da pista de skate, onde crianças e adultos patinam.

Charrete a transitar em área restrita para veículos no Parque das Águas em Sorocaba.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro - CTB a charrete é um veículo de tração animal, razão pela qual não poderia estar ali, mesmo que a lazer, ainda mais pelo risco que proporciona para pessoas a caminhar, correndo, pedalando ou mesmo patinando.

Devido ao fato da via estar fechada, muitos pais levam crianças para aprender a pedalar ou patinar, ou ficam ali correndo e uma charrete pode causar um sério acidente.  

A considerar que nos acessos para o trecho restrito há presença de agentes da autoridade de trânsito, ficamos na expectativa de que seja chamada a atenção de tais charreteiros e que a fiscalização para evitar o acesso deles no espaço venha a ocorrer, antes que o pior aconteça.

Aproveitar o espaço é uma direito de todos, mas que seja feito de forma segura, e principalmente com responsabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário