Dias atrás, em uma manifestação no "Espaço Cidadão" no jornal da Cruzeiro FM, Primeira edição, em 92,3Mhz, um ouvinte criticou a postura de alguns motociclistas em relação ao uso irregular de travessias elevadas para cortar caminho.
Solução implantada em passarela para evitar que veículos de duas rodas utilizem o espaço.
Infelizmente temos que concordar com o ouvinte, que há um desrespeito excessivo para cortar caminho com a motocicleta.
Diariamente próximo de casa, me deparo com motofretista a serviço de um restaurante, que sem qualquer tipo de constrangimento transitam na contramão, ou cortam caminho pelo canteiro central para realizar as entregas.
Tudo isso aos olhos do contratante dos serviços, aquele que em tese responde solidariamente ou sofrerá as consequências da ausência do funcionário em caso de acidente.
Em relação a rodovia João Leme dos Santos, por mais de uma vez já recebemos questionamentos de amigos e ouvintes a nos reportar as condutas irregulares.
A situação é tão complicada que em algumas localidades, as passarelas receberam uma espécie de "quebra-corpo", o espaço para o pedestre é confinado, para evitar que os motociclistas, e também ciclistas, transitem em tais espaços para cortar caminho, colocando em risco a segurança dos pedestres.
Esses artifícios que acabam sendo implantados impedem o trânsito de motocicletas, bicicletas, mas causam aparente transtorno para pessoas com deficiência que utilizam cadeira de rodas, e também para deficientes visuais.
Mais uma vez nos deparamos com situações que poderiam ser evitadas com um pouco de bom senso dos usuários de veículos de duas rodas, motorizados ou não.
Que isso é uma infração de trânsito não precisamos reforçar, é certo que aqueles que praticam o ato tem consciência de que aquilo é irregular, mas até quando isso irá continuar?
Precisamos de mais cidadania, de pessoas que sigam as regras de forma voluntária a todo momento, esse é o primeiro passo para uma mudança geral no país.
O trânsito é um espelho da sociedade, e uma sociedade respeitosa no trânsito pode ser muito melhor em vários outros aspectos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário