quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Caminhando contra o vento.

Após celebrarmos nos mês de julho o dia do motorista e o dia do motociclista, o dia 08/AGO é dedicado a celebrar o Dia do Pedestre, o elo mais fraco do trânsito.


Faixa para travessia de pedestres, um dos principais símbolos do caminhar seguro.


Pedestres e motociclistas dominam as estatísticas de óbitos em acidentes de trânsito, quando não, o óbito do pedestre é ocasionado pelo motociclista, em faixa de pedestres semaforizadas ou não.

Por ano, quase 7.000 pedestres perdem a vida no país.

Para mudar esse cenário, muitos Municípios, têm investido em campanhas para assegurar o deslocamento com segurança para o pedestre em faixas para travessia não semaforizadas e ofertando acessibilidade nas calçadas.

Independentemente de como a ação é realizada, ela é necessária para efeito de conscientização não só do condutor, mas do próprio pedestre.

O pedestre tem que ser privilegiado na travessia, mas também deve ser orientado para que seja prudente e não se lance no meio da via e espere que todos os veículos parem de forma imediata.

Respeitar o pedestre, priorizar sua travessia, mais que uma norma prevista no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, é um gesto de cidadania que deve ser praticado e divulgado a todo momento.

Por fim, a data deve ser celebrada e se possível, levar a reflexão de como tratamos nossos semelhantes quando estão em situação mais frágil no trânsito, sem nunca esquecer que todos, em algum momento do dia, somos pedestres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário