quinta-feira, 2 de agosto de 2018

A preferência existe, mas cuidado!

Na condição de pedestre, realizamos deslocamentos pelas vias de Sorocaba, no chamado horário do pico da manhã.


O respeito ao pedestre é também um dos pontos de destaque de Gramado/RS e que muitas cidades buscam igualar.


Realizamos as travessias em locais semaforizados ou com faixas para pedestres.

Pela quantidade de veículos em deslocamentos, o trânsito mais lento, o respeito para com o pedestre foi bom, imagino também que parte disso é resultado do trabalho educativo desenvolvido pelo órgão de trânsito do Município.

Para o deslocamento a pé ficar melhor, o ideal seria que as calçadas apresentassem uma condição de acessibilidade mais adequada.

No entanto, um ponto nos chamou a atenção durante a caminhada. Algumas pessoas se lançam nas vias destinadas aos veículos sem os devidos cuidados.

Uma mãe, com duas crianças pequenas foi até uma faixa diferenciada, aquela com contraste vermelho no pavimento, para que uma delas atravessasse a via.

Ponto positivo para ela em tomar esse cuidado, entretanto, falhou em algo importante. Parou na beira da via, soltou a criança maior para realizar a travessia sem olhar antes se todos os veículos estavam parados.

Ela confiou apenas no primeiro veículo da faixa da esquerda, o da direita parou pois estava lento, mas entre as faixas vinham as "temidas" motocicletas. 

Felizmente nessa situação os motociclistas reduziram a velocidade com a parada dos automóveis, mas o risco foi grande.

A preferência para o pedestre na travessia está prevista no Código de Trânsito Brasileiro - CTB ocorre de maneira ampla em algumas cidades, em alguns pontos de Sorocaba, mas a atenção do pedestre também é essencial para evitar riscos desnecessários.

Caminhar pela cidade é uma experiência que as pessoas deveriam realizar mais, conhecer o que o espaço público oferece.

A caminhada proporciona uma melhor integração e posteriormente pode levar a uma reflexão em relação ao tratamento que a pessoa destina para os demais pedestres. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário