Dia dos Pais!
Meu irmão João Paulo e eu com nosso Pai, em sua primeira motocicleta.
Uma data significativa em todos os aspectos, mas que no meu caso remonta a infância, ao gosto por coisas corretas, a um comportamento preventivo na maior parte do tempo.
Meu Pai, como Técnico em Segurança do Trabalho, sempre tinha livros revistas de segurança em casa, material que lia e relia como meus gibizinhos e revistas 4Rodas.
Sempre aprendia muito, além dos livros e revistas, os exemplos que meu Pai sempre deu em como se portar, estar atento, evitar riscos. Talvez os maiores riscos de quando criança que me recordo são as guerras de seringas de água e areia na praia.
Seu Pedro, sempre rigoroso, como profissional, não aceitava condições de trabalho em que não pudesse estar presente o tempo todo, para zelar pela segurança das pessoas sob sua responsabilidade.
Em anos de trabalho na lavra subterrânea, nenhum acidente grave ou óbito foi registrado nos seus turnos, tamanho rigor que exigia o cumprimento das regras.
De tudo que aprendi na infância, hoje replico no trânsito, na divulgação de boas posturas para as pessoas.
O trânsito pode ser tudo, uma delícia para passear, para curtir, mas precisa de atenção, e principalmente, bons exemplos.
Seja dos Pais, seja daqueles que tem o poder de decisão e fiscalização, pois de nada vale as palavras, se o exemplo, a cobrança pela segurança, pela preservação da vida não é exercida.
Que os exemplos sejam sempre os melhores possíveis, de situações seguras, e que as fotos, como essa que ilustram a postagem, de nós na primeira motocicleta do meu Pai, uma Yamaha RX125 sem capacetes, e idade para transitar, sejam apenas para recordar momentos felizes.
Aos Papais, PARABÉNS, sejam sempre o melhor exemplo para seus filhos a cada dia!
E que as boas lembranças permaneçam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário