Publicada em 2014, a Resolução número 509 e suas alterações do Conselho
Nacional de Trânsito - CONTRAN apresentou uma importante inovação para
contribuir com a segurança dos motociclistas.
O sistema de freios ABS é cada vez mais comum em motocicletas. Ponto para a segurança!
A obrigação, em vigor desde 2016, da
adoção dos sistemas ABS ou CBS para motocicletas, motonetas, triciclos e
quadriciclos.
O
Anti-lock Braking System – ABS ou
antitravamento do freio e o Combined
Braking System – CBS acionamento combinado do sistema de freios, uma sopa
de letras, auxiliam o condutor de
motocicleta em uma das maiores deficiências constatadas nas vias: frear
corretamente o veículo em situações de risco.
Durante
o processo de formação do condutor de motocicleta, a utilização do freio fica
restrita ao sistema traseiro, o qual acionado unicamente em situação de
emergência pode levar a uma queda ou a percorrer longas distâncias antes de
parar.
Os sistemas obrigatórios pela Resolução, compensam parte dessa deficiência.
Aqueles que já tiveram a oportunidade de conduzir uma motocicleta com os
sistemas ABS ou CBS sabem o quanto são importantes para uma condução segura.
Com
a obrigação dos dispositivos para motocicletas novas a partir de 2016 (10% das
produzidas ou importadas e 100% da frota a partir de JAN/2019), a tecnologia passará a trabalhar a favor da
segurança, pois o ABS evita o travamento das rodas mantendo a dirigibilidade e
o CBS acionando apenas o freio traseiro também aplica 25% (vinte e cinco por
cento) da força no dianteiro reduzindo distâncias de frenagem.
Para os veículos com cilindrada igual ou superior a 300cc, o ABS é obrigatório, para os modelos inferiores a 300cc pode ser utilizado o ABS ou o sistema de freio combinado - CBS.
Sistema de freio ABS apenas na roda dianteira. Inovação já em aplicação em modelo de 190cc.
Um avanço na tecnologia relacionado ao sistema de freios, foi o lançamento do ABS de uma via, que evita o travamento da roda dianteira da motocicleta, aquela mais suscetível a isso, esse modelo é uma alternativa viável para os modelos até 300cc.
Sem
dúvida a medida é um avanço, entretanto, não será apenas ela que irá contribuir
para uma significativa redução dos acidentes com motocicletas, a mudança de
postura do motociclista continuará sendo essencial, assim como é necessário um
novo processo de formação para o motociclista.
O próprio uso dos freios precisa ser revisto pelos motociclistas com a oferta do ABS, pois a maior parte dos sistemas, quando em vias com piso irregular, aumenta a distância de frenagem, ainda que não venha a ocorrer o travamento das rodas.
Demais a mais, apesar
das inúmeras reportagens que mostram os riscos de conduzir acima do limite
estabelecido, alternando as faixas entre os veículos, essas condutas são
frequentes em nossas vias tal qual o hábito de transitar com capacetes de
segurança soltos, em tamanho inadequado.
Outro ponto que merece atenção do motociclista é deixar a manutenção em
segundo plano, a realizando somente para corrigir defeitos e não para
preveni-los.
Mudanças dessa natureza é que irão surtir o efeito esperado na redução
de mortos e feridos e elas devem partir de cada um.
O
importante é que o primeiro passo foi dado com vistas a preservar vidas, agora
é aguardar que outras boas notícias surjam no horizonte.
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