Nos últimos anos, a Espanha foi um dos países que
mais avançou na redução dos acidentes de trânsito. Um exemplo para países como o Brasil.
Áreas de atuação da Espanha na prevenção de acidentes com motociclistas. Fonte: Revista DGT
Algo na casa de 57% de redução, feito esse com muito rigor
na legislação e empenho na fiscalização.
Lá, ao contrário daqui, até helicópteros são utilizados para
flagar o excesso de velocidade dos condutores, o uso do celular enquanto se
dirige.
Também se utiliza em algumas rodovias da Espanha, a
fiscalização de velocidade através da velocidade média, e não apenas em pontos
fixos ou com uso de medidores de velocidade portáteis ou estáticos.
Em uma coisa a Espanha se parece em muito com o Brasil
quando se trata de trânsito, a alegação que o rigor da lei é superior ao
desejável, mas os números de vidas poupadas mostram que o caminho que eles
trilharam foi de êxito.
Essa semana, ao realizar a leitura de uma publicação do
órgão que coordena o trânsito na Espanha, nos deparou com ações que eles devem
realizar, com vistas a reduzir os acidentes com motociclistas.
De acordo com a publicação, em 2017 na Espanha, morreram 12%
mais motociclistas nas rodovias que em 2016, o que levou a criação de um plano
de ação composto por 40 medidas em 5 áreas temáticas, são elas Educação e
Formação do condutor, Campanhas educativas, Aumento na fiscalização, Segurança
das motocicletas, e Infraestrutura adequada as motocicletas em pontos perigosos.
Já no Brasil, com 12.085 motociclistas mortos em 2016, não
conseguimos aprovar uma nova formação para o condutor desse veículo.
Também em nosso país, os dados de acidentes que constam nos boletins de ocorrências, praticamente impedem o trabalho de identificação dos fatores de risco envolvidos em acidentes com motociclistas, motivo pelo qual quase sempre ele fica como o irresponsável e inconsequente quando ocorre o resultado morte.
Quem sabe um dia conseguiremos seguir o exemplo da Espanha!
#NósSomosOTrânsito
Nenhum comentário:
Postar um comentário