quinta-feira, 26 de abril de 2018

Capítulo ? - Placas Mercosul



Mais um capítulo para a implantação da chamada placa padrão Mercosul no Brasil.


Placa mercosul para motocicletas e demais veículos. O governo acena mudanças.


Uma audiência pública realizada no dia 25/ABR na Comissão de Viação e Transportes - CVT da Câmara dos Deputados, com a presença do presidente do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN e Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, apontou que a redação atual da Resolução CONTRAN 729/2018 que trata da implantação das placas no padrão mercosul, a qual está suspensa, será revista.

De acordo com as informações prestadas pelo presidente do órgão máximo normativo da União aos parlamentares, a obrigação da troca das placas para todos os veículos será deixada de lado.

A partir de setembro, somente os veículos novos, assim como os usados que terão que realizar o processo de transferência de propriedade, receberão as novas placas.

Essa medida, já prevista nas redações anteriores das Resoluções que tratavam da placa MERCOSUL, é a mais justa e correta.

Estabelecer uma nova placa, com novos caracteres, resultaria em custos para o proprietário do veículo, que teria que providenciar um novo documento, um novo registro e cumprir com todas as formalidades e custos que isso acarreta.

Ainda falando em custos, há um compromisso do governo federal para que o valor de aquisição das novas placas seja inferior ao das atuais que hoje custa entre 150 a 200 reais.

Ficamos na torcida que essa cruzada para revisão da Resolução CONTRAN 729/2018 também deixe de lado a necessidade de colocação de brasões estaduais e municipais nas placas, hoje previsto na regulamentação. Onde eles serão aplicados consta nos modelos de placas postados acima, à direta da placa, logo abaixo da bandeira nacional.

As placas utilizadas na Argentina e Uruguai não possuem brasões, somente a bandeira do país de um lado e a inscrição Mercosul do outro. Apesar de aparentemente irrelevantes, esses brasões tem custos para produção, e que certamente recaem para o proprietário do veículo lá na ponta.

Os modelos de placas já em utilização na Argentina e Uruguai estão disponíveis no link abaixo:

https://campitacos.blogspot.com.br/2018/03/a-placa-mercosul-comentarios.html

Agora é aguardar a nova redação da regulamentação.


#NósSomosOTrânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário