quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Vale a moral.

Cada vez mais a produção de veículos autônomos avança no mundo.

Dilemas morais colocados à prova, com vistas a indicar atitudes de veículos autônomos. 


Sendo assim, alguns cuidados e questões morais que precisam ser resolvidos pela inteligência artificial dos modelos precisam de uma “mãozinha” do ser humano.

Um site denominado Moral Machine (Máquina Moral) busca coletar a perspectiva humana em relação a decisões morais feitas pela inteligência das máquinas, nesse caso, para veículos autônomos.

Nesse site são mostrados dilemas morais onde o carro sem motorista deve escolher o menor dos males, como levar a óbito dois ocupantes do veículo ou um grupo de pedestres que atravessam uma via.

A pessoa que se dispõe a participar do questionário, responde a treze situações de eventuais acidentes, em que as vítimas podem ser pessoas comuns, atletas, ladrões e animais.

Ao final do questionário, um relatório é expedido com o tipo de personagem mais salvo, os mais mortos, se o participante optou por salvar mais ou menos vidas, se priorizou a proteção de pedestres ou passageiros dos veículos autônomos, o grau de respeito às regras.

Quem deseja conhecer a ferramenta, basta acessar o site: 

moralmachine.mit.edu/hl/pt

Participar dessa atividade foi bem interessante, e nos leva realmente a reflexão entre o que é "melhor" perder em uma situação de risco de acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário