quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Um a menos, RESPEITE!

Uma postagem que circulou nas redes sociais, no WhatsApp, mostra uma ciclofaixa, supostamente em Torres/RS, repleta de veículos estacionados.


Veículos estacionados na ciclofaixa. Falta de cidadania e infração de trânsito. Imagem: Internet.


Realmente a atitude dos condutores registrada é algo a se lamentar!

Mostra uma situação específica, mas ela ocorre em todo local que possui ciclofaixa.

Durante o mês de janeiro, estive em Penha/SC, uma cidade em que meu principal meio de transporte foi a bicicleta, e sendo assim, transitei a maior parte do tempo em ciclofaixas/ciclovias.

Veículos estacionados na ciclofaixa para realizar operações de carga/descarga, para pessoas conversarem, ou mesmo conversões realizadas por veículos automotores, sem a necessária atenção com ciclistas são situações constantes, e de alto risco para a segurança do ciclista.

Em parte da sociedade brasileira ainda há o estigma de quem transita a pé ou de bicicleta, estaria em uma situação inferior na cadeia hierárquica do trânsito, quando na verdade a situação é oposta, pedestres e ciclistas sim é que devem receber atenção especial dos condutores de veículos automotores.

Quando alguém opta pela bicicleta para seus deslocamentos, está a contribuir significativamente com o meio ambiente, e principalmente com o trânsito, pois como diz uma placa muito famosa: "Respeite! Um carro a menos!".

Para finalizar, destacamos que estacionar em ciclovias ou ciclofaixas, constitui infração de trânsito de natureza grave, com acréscimo de 5 pontos ao prontuário do infrator e multa de R$ 195,23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário