O uso dos corredores pelos motociclistas nas vias
públicas sempre é objeto de questionamentos na coluna Mobilidade Urbana.
Uma reunião em Sorocaba no dia 10/OUT debateu esse assunto nas rodovias
paulistas.
O uso dos corredores nas rodovias paulistas foi debatido em reunião em Sorocaba.
A preservação
da vida!
Esse foi o principal ponto do encontro realizado na sede do
5º Batalhão de Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo.
A motivação do encontro partiu diante de algumas autuações que
motofretistas vem recebendo nas rodovias, em especial na Castelo Branco e na Raposo Tavares em seus trechos urbanos, e que despertou o alerta para entender o que
estava a ocorrer.
Durante a conversa, com base em dados, foi apresentado pela Polícia Militar Rodoviária que o
número de motociclistas vítimas de acidentes pelo uso do corredor de forma equivocada
é alto e precisa ser reduzido.
De acordo com a concessionária que administra as rodovias, as colisões laterais, as ocasionadas pelo uso do corredor, está presente em 47% dos casos de acidentes fatais no trecho urbano das rodovias, ante 16% das mesmas colisões nos trechos rurais.
Houve uma apresentação para as entidades que representam os
profissionais do Setor, para membros das concessionárias de rodovias,
Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas e Ciclomotores – ABRACICLO
da ficha do artigo 192 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB e em quais
condições a aplicação da autuação deverá ocorrer.
Sendo assim, com vistas a preservar a segurança do
motociclista e dos demais usuários das vias, aqueles que transitam pelo
corredor em velocidade inadequada, com os demais veículos em movimento, em vias
com geometria que não possibilita o transitar seguro entre as filas de veículos, estão passíveis de
autuação.
Foi definido ao final do encontro, que ações educativas
serão realizadas junto com as concessionárias, DER, com vistas a
conscientização dos motociclistas, sem, deixar de lado a fiscalização das
posturas arriscadas flagradas.
Nossa torcida é para que as medidas debatidas e que serão
colocadas em prática surtam o efeito esperado.
Enquanto o uso dos corredores é tema de ações no Estado, em
Brasília, dois projetos de lei em tramitação visam de uma vez por todas
regulamentar o uso dos corredores, ainda sem uma data para que o Código de
Trânsito Brasileiro seja alterado nesse sentido.
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