O atual Código de Trânsito Brasileiro, por iniciativa do
Poder Executivo pode sofre algumas alterações.
No início do mês (dia 03/OUT) foi encerrado o prazo para apresentação das
emendas ao projeto de lei 3267/2019.
Alterações no Código de Trânsito Brasileiro - CTB estão em debate no Congresso Nacional.
Para relembrar o tema, em junho o Presidente da República entregou para o presidente da Câmara dos Deputados, um
projeto de lei, que posteriormente recebeu o número 3267/2019, e que visa alterar alguns pontos do Código
de Trânsito Brasileiro - CTB.
Dentro do processo legislativo, o projeto de lei está
caminhando, e no dia 03 de outubro foi encerrado o prazo para apresentação de
emendas a proposta inicial do executivo.
Um total de 228 emendas foram apensadas ao projeto de lei.
Dentro das emendas, há propostas que mantém o que o governo
apresentou, e outras que retiram ou visam modificar as regras para que elas sigam outros caminhos.
A questão dos 40 pontos para suspender o direito de dirigir,
recebeu emendas que buscam tornar o sistema gradativo, de acordo com as
penalidades recebidas pelo condutor, algo que poderia ocorrer com 25 e chegar a
até 40 pontos.
No tema transporte de crianças, a possibilidade de aplicação
da advertência por escrito para quem não respeita as regras de segurança,
praticamente foi removida do texto, mantendo a penalidade como gravíssima.
Os prazos para renovação da CNH, ao invés dos propostos 10
anos para todos, seria para pessoas até 35 anos de idade, e a partir dos 35
anos, uma escala para o período de renovação. É importante destacar que essa proposta é apenas uma, há outras parecidas em tramitação.
Dentre as novidades inseridas ao texto, temos a necessária
regulamentação do uso dos corredores entre veículos pelos motociclistas, e a de
retirada de pontuação de penalidades administrativas como por desrespeito ao
rodízio, não realizar a transferência no prazo de 30 dias ou por estacionamento regulamentado em desacordo.
Todo o processo ainda levará tempo, mas é possível apontar
que teremos avanços em alguns pontos do projeto de lei, e que ele terá que ser
amplamente debatido com a sociedade através de seus representantes.
Ponto negativo a ser destacado foi o ocorrido na audiência pública realizada no dia 08/OUT.
Enquanto a mesa dos trabalhos contava com representantes do Governo, o plenário da Sala das Comissões estava repleto. Quando os representantes dos DETRAN, da Sociedade Civil e Polícia Rodoviária Federal - PRF tomaram assento, restaram na audiência nem 5 deputados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário