sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Ligação direta.

Não possuímos no Brasil dados relativos aos acidentes causados pelo uso do celular ao volante.



Celular e direção, risco constante. Imagem: da internet.


Já uma pesquisa realizada pela Fundação Línea Directa em colaboração com o Instituto de Tráfego e segurança rodoviária da Universidade de Valência na Espanha e divulgada recentemente, apontou que o uso do celular enquanto dirige causa a morte de 390 pessoas.

Além disso, o estudo aponta que as distrações no celular causam 20% de todas as mortes - uma em cada cinco - em acidentes de trânsito e um total de quase 8.000 acidentes com vítimas.
  
O estudo estima que cerca de 13 milhões de condutores usam o celular enquanto dirigem o veículo; e que cerca de 600.000 se consideram "verdadeiros viciados em celulares" e reconhecem que "não conseguem parar de olhar para ele" enquanto estão ao volante.

Além disso, quase 2 milhões de motoristas afirmam que estão dirigindo enquanto fazem selfies; 2 milhões dizem ter usado as redes sociais enquanto dirigia e quase 10 milhões enviaram mensagens no WhatsApp enquanto dirigiam.

Em relação às circunstâncias dos acidentes causados ​​pelas distrações pelo celular, o estudo estabelece que geralmente são saídas de pista e colisões traseiras, realizados principalmente por motoristas que viajam sozinhos, em carros, no início e no final da semana de trabalho e em boas condições. condições meteorológicas e circulatórias. 

Acidentes que geralmente são "de grande violência" , uma vez que não há capacidade de apreciar os obstáculos e o perigo não é visto.

O relatório também estabelece o perfil do motorista que costuma usar o celular ao volante: um jovem de 18 a 24 anos que o usa em semáforos, engarrafamentos e quando estima que "a estrada é segura" .

Em relação aos motivos para usar e observar o celular enquanto dirige, os motivos mais citados são: “se eles têm algo urgente” , “motivos de trabalho” , “personalizados” e “tédio” .

O estudo também destaca o alto grau de ignorância entre os motoristas espanhóis em relação aos regulamentos sobre o uso de telefones celulares ao volante:

- 11 milhões de motoristas ignoram o que é e o que não é permitido fazer com o celular ao dirigir (apenas no modo viva-voz, nunca o manipule);

- Quase 320.000 acreditam que é permitido falar com as mãos livres 

- 80% desconhecem os valores das multas.

Assim, como no Brasil, na Espanha o celular é um problema para a segurança viária, no entanto, eles tem dados e podem trabalhar a prevenção e a fiscalização desse comportamento perigoso no trânsito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário