Estamos no mês de maio, sendo assim, dentro do período do Movimento Maio Amarelo,
participamos de várias conversas, reuniões, entrevistas para veículos de
comunicação de norte a sul do país, e uma pergunta que sempre aparece nessas conversas:
Porque os acidentes de trânsito acontecem?
O Brasil ainda tem um bom caminho à percorrer para reduzir os acidentes de trânsito.
A real causa de cada acidente precisa ser devidamente
estudada, avaliada, determinar os fatores de riscos envolvidos.
É curioso, mas em alguns casos, a versão oficial do acidente, chega a ser é diferente daquela que
câmeras de segurança, de videomonitoramento apontam.
Já realizamos a leitura de documentos que indicavam a ausência de testemunhas em um desses eventos, e em consulto do sistema de videomonitoramento, é possível observar que havia testemunhas no momento, mas possivelmente elas não quiseram se identificar para ajudar na elucidação dos fatos. Essa é mais uma variável que temos no país.
Em países como a Suécia, em que 400 pessoas morrem por ano em
acidentes (no Brasil, 34.336 em 2017) o estudo é tão detalhado a ponto de que um poste que tenha contribuído para
um óbito, acaba sendo realocado.
No Brasil ainda temos casos de pontos que são
do conhecimento público, mas que ficam anos, e com vidas desperdiçadas, sem atenção das autoridades.
Na outra ponta, nos deparamos com cenas como pedestres que
pulam gradil ou não utilizam a passarela, só para cortar caminho.
Ciclistas na
contramão em vias movimentadas que possuem ciclovia, motociclistas que avançam o sinal vermelho deliberadamente ou
alternam entre faixas sem o devido cuidado, veículos de grande porte que se
valem do tamanho para ter a preferência de passagem, dentre outras situações.
No dia e horário que escrevemos está postagem, na cidade de Sorocaba havia acontecido três acidentes com motociclistas, sendo que em um deles a vítima veio a óbito. Triste!
Eventos esses que aumentam as estatísticas na cidade, no Estado e no país.
Aliás, quando falamos em país, a torcida é para que os números de 2019 não venham a piorar o quadro atual, tendo em vista a possibilidade de adoção de medidas como a retirada dos equipamentos medidores de velocidade das vias e aumento no número de pontos para a suspensão do direito de dirigir do condutor.
Portanto, mais uma vez fica claro que acidentes de trânsito
não acontecem, são provocados, e evitar que eles venham a ocorrer é uma medida
que envolve poder público e cidadãos.
Ainda acredito que um dia alguém ainda irá perguntar: Qual a razão para o Brasil ser exemplo na segurança viária para o mundo?

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