O inverno se aproxima, e a cada dia o sol se põe mais cedo, e antes das 18 horas já temos escuridão.
Esse fato contribui para chamar a atenção para um fato, algo frequente em nossas vias, e perigoso, ainda que no perímetro urbano.
O transitar de veículos com as luzes apagadas.
Determinada situação tem se agravado nos últimos anos, devido ao número cada vez maior de veículos que seja de dia ou de noite, mantem o painel iluminado.
Alguns modelos de veículos, de dia ou de noite, mantem as luzes do painel acesas, confundindo os condutores.
Sendo assim, as vezes involuntariamente o condutor transita com os faróis apagados, pela avaliação que tem do painel aceso enquanto dirige, e nas vias urbanas, a iluminação público contribui para a sensação de que está tudo certo.
A indicação de faróis aceso no painel dos veículos em que eles se mantem o tempo todo iluminado por vezes é mínima, e a atenção do condutor se faz necessária.
Uma dica para evitar transitar por aí como um fantasma, é logo que perceber que a luz natural se foi, girar a chave seletora da iluminação do veículo para o modo ligado.
No início a pessoa até estranha, mas depois se acostuma isso vira hábito.
Ah, e para veículos que possuem o famoso DRL - Daytime Running Light, a dica também é válida pois o sistema, ainda que torne o veículo visível durante o dia, não acende as luzes traseiras.
Fique atento, e nesse caso, seja visto pelos demais condutores e pedestres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário