segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

De 20 para 50!


Despertou atenção durante a semana, o projeto de lei número 11.173/2018, o qual dentre outros, amplia a pontuação para aplicação da suspensão do direito de dirigir do condutor. 

Alguns até chegaram a acreditar que a mudança já estava valendo!


A mudança de pontuação para suspensão do direito de dirigir de 20 para 50 causou debates no país. Imagem: Da internet


O que temos no momento é um projeto de lei que visa alterar o CTB e dentre outras medidas, propõe o aumento na pontuação para a suspensão do direito de dirigir, de 20 para 50 pontos.

Também estabelece a proposta, a não aplicação de penalidade para integrantes das forças policiais, médicos, taxistas, motoristas de ônibus e servidores que tem entre suas atribuições a atividade de dirigir.

Quem ouve determinada proposta pode até mesmo ficar empolgado, pois mais do que dobra a pontuação, quando na verdade o ideal é que o prontuário do condutor permaneça a maior parte do tempo zerado.

Costumamos dizer que acidentes de trânsito são infrações que deram errado, e quando se atinge 20 pontos, podemos até mesmo afirmar que foi uma sorte se o condutor não tiver se envolvido em um acidente.

A proposta de aumento da pontuação, não é benéfica para a segurança viária do país, ainda mais com os dados de mortos e feridos graves que possuímos.

É um erro pensar o trânsito somente como forma de arrecadação, essa é uma conta que não fecha, pois o que o país, a sociedade gasta somente com as mortes no trânsito, isso sem contar a dor dos amigos e familiares, é muito, muito maior do que se arrecada.

Em 2016, por exemplo, no país se arrecadou com multas de trânsito quase 10 bilhões de Reais. Com os óbitos, o custo estimado ficou em 52 bilhões.

Portanto, fica claro que não precisamos de mais tolerância com quem transgride as normas de trânsito, mas sim, respeito as regras básicas tão negligenciadas nas vias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário