quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Apostando no anel para desenvolver!

Participamos na terça-feira, 19/FEV, da audiência pública voltada a debater a implantação do chamado "Anel Rodoviário Oeste" em Sorocaba.


A implantação do anel rodoviário oeste foi tema de audiência pública em Sorocaba.


Essa é uma proposta interessante da Administração, que com essa medida visa retirar das avenidas da cidade, parte do trânsito de passagem, parte dele formado por veículos pesados.

Pela proposta, uma rodovia com extensão de oito quilômetros fará a ligação da região da Cruz de Ferro até a rodovia Raposo Tavares, na altura do quilometro 110.

A via teria largura total de 95 metros, sendo 65 metros destinados ao leito da rodovia e duas vias marginais de 15 metros para acesso aos bairros e condomínios que devem surgir na região.

Também devem ser implantados ao longo da extensão da via, calçadas e ciclovias para permitir que a mobilidade ativa, sustentável também possa ocorrer com segurança

Para viabilizar a implantação do anel viário oeste será necessário uma interlocução com o Governo do Estado com vistas a permitir a duplicação da rodovia Emerenciano Prestes de Barros no trecho da Castello Branco até o já duplicado na altura do Parque São Bento, e que posteriormente ele assuma a continuação proposta da Cruz de Ferro até a Raposo Tavares.

Vale destacar que um Município, pode realizar a abertura de uma rodovia a suas expensas, entretanto, nesse caso, como uma rodovia vicinal, teria ele toda responsabilidade pelo trecho, até mesmo de fiscalizar o uso, mas aparentemente, pelos custos envolvidos tal medida está descartada, deve mesmo ocorrer apenas a reserva do espaço para a implantação pelo Estado ou por eventuais ganhadores de lotes de concessão de rodovias.

É certo que essa medida irá representar um ganho para os deslocamentos sem a necessidade de transitar nas avenidas movimentadas da cidade, mas um ponto da proposta pode gerar reclamações.

A possibilidade de que o anel viário venha a possuir praças de pedágio para tornar a via atrativa para concessões.

Como foi dito durante a audiência pública, é um projeto para uma Sorocaba do futuro, algo para daqui dez, vinte anos.

Resta agora ficar na expectativa para que realmente a implantação, quem sabe um dia, venha a ocorrer.

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