quinta-feira, 12 de março de 2020

Meta ousada!

Realizado em São José dos Campos nos dias 05 e 06/MAR, a 73ª edição do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana ao final, em sua carta, estipulou uma meta ousada para os Municípios Paulistas.


Reduzir em 70% o número de mortos em acidentes de trânsito no Estado de São Paulo. Proposta do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. Imagem: internet.


Além de abordar todos os tópicos debatidos no evento, o documento final, na esteira da nova Década de Ações para a Segurança Viária, proposto pela Organização Mundial de Saúde - OMS em Estocolmo, Suécia, propõe a redução de 70% no número de mortos e feridos graves no trânsito paulista no período de 2020 a 2030.

É uma meta ousada, a medida que a nova Década sugere uma redução de 50%, como na primeira, de 2011 a 2020.

Apesar de assustar no início, podemos vislumbrar que é um número possível de ser obtido, a medida que cada vez mais as pessoas vem tendo consciência da necessidade de se ter uma postura correta no trânsito, a segurança viária tem avançado, assim como os veículos tem se tornado mais seguros com a adoção de tecnologias até então não existentes em 2011 como airbags, freios ABS, controles de tração e de estabilidade, isofix.

Também é preciso destacar a importância da fiscalização, sendo que uma legislação forte, atrelada a ações de fiscalização, contribuíram para a redução de 75% do total das mortes no mundo ao longo da Década de Ações.

Durante a realização do Fórum, a importância da educação para o trânsito também foi destacada como necessária para preservar a vida.

São José dos Campos, Sorocaba, Birigui, Marília mostraram exemplos de ações exitosas na redução de acidentes, diminuição de mortes, sempre com ações educativas, com posterior aplicação da fiscalização.

Reduzir acidentes reflete em benefícios para a sociedade, seja com as vidas preservadas, com a melhor destinação dos leitos hospitalares para pessoas realmente doentes, e menos dependentes para a Previdência Social em decorrência dos acidentes de trânsito.

Como dissemos no início, a proposta é ousada, mas não impossível de ser obtida, resta aos gestores públicos o empenho para atingir a meta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário