segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Desnecessária redução!

Conduzir um veículo, diferente do que muitos pensam, necessita de muita atenção do condutor.


No trânsito, a atenção deve ser total a todo momento!


A atenção das pessoas inevitavelmente está direcionada para evitar uma autuação, algo natural, pois algumas infrações podem pesar no bolso, entretanto, a atenção principal que deveria existir é com a de evitar se envolver ou causar um acidente.

Sendo assim, quando o condutor combina o ato de dirigir com o celular, se entretêm com o que acontece no banco de trás do veículo, ou se distrai por motivos diversos, está mais próximo de um acidente do que imagina.

Por vezes, o acidente pode ocorrer nem tanto pelo abuso na condução, mas também pelo excesso de zelo para evitar uma autuação.

Para ilustrar essa situação de zelo em excesso que representa um risco, cito um caso do último sábado.

Hora do almoço, Alec e eu estávamos de automóvel, seguindo sentido Itu/SP. Veículo com o controle de velocidade de cruzeiro travado em 108Km/h, o limite da via regulamentado é de 110Km/h, olhos nos retrovisores, tudo transcorria sem novidades.

Veículo na faixa da direita, faixa da esquerda para ultrapassar veículos mais lentos e assim seguimos alguns quilômetros na Rodovia José Ermírio de Moraes, a chamada "Castelinho".

Eis que em determinado momento, no trecho da empresa ABB, uma sequencia de três veículos passaram por nós, uma BMW, uma Hilux e um Clio Sedan da cor preta.

Pela velocidade, os dois primeiros acima dos 110Km/h e o terceiro dentro do limite, pois passou por nós e pouco abriu.

Mais adiante, na ponte da rodovia, local onde sempre há um equipamento medidor de velocidade estático, o condutor do Clio ao avista-lo, pisou no freio bruscamente, de forma a quase estancar o veículo na via.

Quem seguia atrás, como nós, nos 108Km/h teve que adotar medidas evasivas para não atingir o veículo que não estava fora do limite regulamentado, mas por algum motivo resolveu baixar a velocidade para a casa dos 80, 70Km/h ao visualizar o equipamento medidor de velocidade estático.

Essa mistura de excesso de zelo, com imprudência poderia causar um sério acidente, a considerar que há uma ponte no local e os veículos atrás não teriam para onde desviar.

É possível que quando o condutor acionou os freios, ele nem ao menos olhou pelos retrovisores!

Por sorte os veículos que vinham atrás tinham guardado relativa distância de segurança do veículo, mas o susto se fez presente.

Portanto, cabe aqui o reforço, ao transitar, esteja sempre atento ao que acontece no trânsito, na via, respeite os limites de velocidade e se porventura estiver a conduzir dentro do limite de velocidade permitido, esteja ciente de que não será autuado, não sendo necessário reduzir a velocidade bruscamente 30, 40Km/h.

Esteja sempre atento ao trânsito, se mantenha VIVO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário