O uso das bicicletas com pedal assistido, bem como de
patinetes elétricos tem aumentado nas vias de nosso país, e em Sorocaba não é
diferente.
Apesar das facilidades, alguns aspectos de segurança não podem ser
deixados de lado.
Sensor do pedal assistido. Uma mão na roda para a pedalada. Imagem: internet
A chamada micromobilidade, que abrange patinetes elétricos,
bicicletas com pedal assistido vem ganhando espaço nas vias urbanas.
Determinados equipamentos tem potencial de oferecer
benefícios para usuários e empresas, o que inclui viagens eficientes,
econômicas com redução de lentidão no trânsito e menor emissão de poluentes.
Um estudo da empresa INRIX apontou que a micromobilidade
poderia substituir 50% das viagens de curta distância nos Estados Unidos, aquelas
viagens com distâncias inferiores a 5Km.
Apesar da facilidade do uso e benefícios, é importante
lembrar que todo veículo está sujeito a seguir as regras de trânsito, como
respeitar o sentido de circulação da via, quando ela não possui ciclovia ou
ciclofaixa, ou a velocidade reduzida, para o caso dos patinetes que acabam por
compartilhar as calçadas com pedestres.
Temos observado na condição de pedestre que em algumas vias,
como Avenida Dom Aguirre nas imediações do parque das águas, alguns usuários de
tais veículos, transitam na calçada, quando ao lado, segregada, com segurança,
há uma ciclovia.
Também notamos que alguns usuários dos modos de transporte
tem abusado da velocidade, quando no máximo o limite para uma ciclovia é de
25Km/h.
O uso da micromobilidade é positivo para a sociedade, mas
seguir regras é importante para quem conduz o patinete, a bicicleta com pedal
assistido.
Recentemente, de 18/NOV a 18/DEZ, o jornal israelense Globes
e o Hospital de Tel Aviv realizaram um levantamento do número de feridos
diários que chegaram ao hospital devido a acidentes com patinetes e ciclos
elétricos, dados que abrangem acidentes com pedestres e outros veículos.
O
total foi de 309 feridos, número significativo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário