quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Coletivo de qualidade!


Quando utiliza o transporte coletivo, o cidadão está satisfeito com a qualidade do serviço?



Projeto de Lei visa aferir a qualidade do transporte coletivo no país.


Um projeto de lei visa aferir o grau de satisfação dos usuários do transporte coletivo entregue à iniciativa privada.

Um transporte de qualidade, na maioria das vezes, essa é a resposta recebida quando se questiona o que falta para a pessoa deixar o transporte individual em casa e passar a utilizar o transporte coletivo.

Podemos concordar com tal afirmação diante de algumas situações que os cidadãos relatam, registram e postam em redes sociais ou compartilham em canais como o Espaço Cidadão da Cruzeiro FM 92,3.

Em alguns casos, há um certo exagero, sendo que a reclamação parte de pessoas que a muito tempo não utilizam o transporte coletivo, comentam pelo que ouviram.

Com vistas a mudar esse cenário, e possibilitar a obtenção de dados mais precisos em relação a qualidade da oferta do transporte coletivo no país, está em tramitação no Congresso Nacional um projeto de lei, o de número 5758/2019, que determina a realização de pesquisas de opinião dos usuários, os quais deverão ser identificados pelo CPF – Cadastro de Pessoa Física.

A proposta, insere dispositivos na lei de licitações e prevê o uso de urnas eletrônicas para apuração dos dados.

De acordo com o texto do projeto de lei, a consulta popular será realizada duas vezes por ano e deverá avaliar no mínimo a qualidade dos veículos, limpeza dos veículos e dos terminais de passageiros, cumprimento de horários e o tratamento dispensado aos usuários pelos funcionários das empresas.

Do resultado da avaliação, ela poderá ensejar a recomendação da rescisão do contrato de prestação de serviços.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de viação, transportes, finanças, tributação, constituição e justiça.

Essa é uma proposta interessante de ser acompanhada, uma vez que tem o interesse de tornar regra a oferta de um transporte de qualidade para o cidadão, algo necessário para que realmente se tenha uma mudança de cultura e comportamento no uso dos modos de transportes.

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