Assunto que já foi tema de postagem aqui no CamPitacos, um projeto de lei visa retirar do Código de Trânsito Brasileiro - CTB a obrigação dos veículos transitarem com os faróis acesos durante o dia nas rodovias.
Ao longe, com faróis acesos, um veículo. Cena comum atualmente.
Alega a autora da propositura que a intenção do legislador com essa medida seria apenas de "abastecer a indústria de multas", e que portanto deveria existir apenas a recomendação para o uso dos faróis acesos nas rodovias durante o dia.
Testes realizados pela revista 4 Rodas já demonstraram que veículos com faróis acesos podem ser visualizados a até 3 quilômetros de distância a medida que com faróis apagados a distância de visualização passa a ser de 500 metros.
Quando pensamos a respeito do assunto com a cabeça nas grandes rodovias do Estado de São Paulo, vias duplicadas, entregues à concessão, podemos até pensar que a obrigação pode ser considerada descabida, ainda que nas ultrapassagens no mesmo sentido, os faróis ajudem na percepção de que o veículo está a distância segura para voltar para a faixa.
De outra banda, em viagem recente que realizei e transitei bons quilômetros em vias com pistas simples, durante o dia com sol forte ou céu nublado, foi possível constatar o quanto os faróis acesos são importantes para a segurança viária.
Ao transitar na perigosíssima BR-470 em Santa Catarina, no trecho entre as cidades de Navegantes e Gaspar, os faróis acesos dos imprudentes condutores que arriscavam ultrapassagens em locais sem condições, eram o alerta distante de que toda atenção é pouca e que eventualmente uma manobra evasiva seria necessária para evitar um acidente.
Da mesma forma, na rodovia que liga os Municípios de Registro à Sete Barras, ambos no Estado de São Paulo, veículos distantes nas longas retas se faziam visíveis, mesmo que alguns com uma das lâmpadas queimadas.
Tenho certo que caso a obrigação não existisse, muitas e muitas vidas teriam sido desperdiçadas no trânsito em situações semelhantes as que vivenciei na BR-470 e na rodovia estadual que no momento me falta o nome.
Dados da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais apontam redução de 45% nas mortes por colisões frontais após a adoção dos faróis acesos durante o dia em rodovias.
Fico na expectativa de que quando o PL que busca retirar a obrigação venha a ser votado, que as pessoas tenham consciência e peçam o arquivamento.
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