Notícia do jornal Cruzeiro do
Sul: “Radar Inteligente” deixa de operar nos semáforos. Sorocaba não conta mais
com câmeras instaladas nos semáforos que flagram algumas infrações de trânsito,
os chamados “radares inteligentes”.
Controladores de avanço deixam as vias de Sorocaba.
Os dispositivos eram instalados
em 12 cruzamentos da cidade, mas com o vencimento do contrato com a empresa
contratada para o serviço, sem que
houvesse uma prorrogação, o sistema deixa de operar.
Esse
sistema, apesar do nome radar inteligente, ele não é tecnicamente classificado
como radar, ele é um dispositivo não metrológico denominado controlador de
avanço semafórico, o funcionamento é diferente, motivo pelo qual a validade do seu certificado de acreditação pelo INMETRO vale por 3 anos, ao invés da aferição dos medidores de velocidade, que deve ser renovado anualmente.
Infelizmente os aspectos da
segurança no trânsito para parte das pessoas, somente são destacados quando se
envolvem em um acidente, ou mesmo uma tragédia ocorre no trânsito da cidade, caso dos acidentes em série ocorridos no Parque São Bento no final de semana.
Uma vez que o respeito as
regras de trânsito existisse em nosso país, radares de velocidade,
controladores de avanço não seriam necessários para incentivar o respeito, mas
não é o que acontece.
O poder público se vale então
desses dispositivos para tentar reduzir os acidentes, os quais além da dor que
causam para as vítimas oneram os cofres públicos, lotam hospitais e por fim
acabam por ocasionar transtornos para toda sociedade.
Sorocaba nos últimos anos tem
conseguido redução no número de mortos em acidentes de trânsito, em 2017, por exemplo, em dois meses nenhuma pessoa morreu no trânsito da cidade, e podemos sim
atribuir também esse dado positivo a fiscalização do avanço de semáforo.
Quem transita por Sorocaba,
diariamente se depara com mais de um condutor que deliberadamente passa no
sinal vermelho, em especial quando o semáforo é destinado à travessia de
pedestres, e nos pontos com o controlador de avanço, esse ímpeto é reduzido.
É possível que com a desativação
da fiscalização com o controle de avanço, o número de acidentes e até mesmo de
mortes em cruzamentos semaforizados pode subir.
Muitos alegam que o risco de delitos em cruzamentos durante a noite é alto nos locais com tais dispositivos, mas os números da segurança pública nesse sentido provam o contrário. Ademais, o registro de imagens durante a madrugada, é inibido.
Mas é bom recordar que na
cidade é realizada a fiscalização com o videomonitoramento, e avançar o sinal
vermelho é uma das infrações que podem ser constatadas pelo agente da
autoridade de trânsito que está on line e isso venha a compensar o uso dos
controladores.
Vamos torcer para que esse retrocesso na fiscalização não se reflita em números maiores de acidentes, mortos ou feridos graves no trânsito da cidade.
Em 2017, 30 pessoas morreram no trânsito de Sorocaba, a conferir qual número 2018 reservará.
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