terça-feira, 1 de junho de 2021

Ipanema. Atenção!

Meses atrás, transitamos na Avenida Ipanema na Zona Norte de Sorocaba, que estava prestes a receber as operações do BRT Sorocaba. Naquela ocasião, realizamos algumas observações, as quais foram descritas aqui no CamPitacos.

Nesta data, alertados por uma Amiga em relação a uma reportagem veiculada na imprensa da cidade, ouvimos as dificuldades apontadas pelos clientes/usuários da via em relação a um trecho específico, localizado entre a Avenida Comendador Genésio Rodrigues e a chamada Cruz de Ferro, no Jardim Botucatu.

Tendo que realizar alguns compromissos naquela região da cidade, aproveitamos o ensejo e nos deslocamos até a localidade em comento, percorrendo de tal forma toda extensão da Avenida Ipanema.

A despeito de toda sinalização em ótimo estado, assim como pavimento renovado, foi possível constatar inicialmente que o respeito ao limite de velocidade da via é algo pontual, apenas nos locais em que os equipamentos medidores de velocidade do tipo fixo estão implantados.

Nos demais, transitar a 50Km/h, o limite da via, representa ser ultrapassado, ou ter um outro veículo colado na traseira do seu, um convite para um sinistro a medida que inúmeros veículos entram nos imóveis lindeiros e frenagem bruscas com veículos próximos quase sempre resultam em colisões. 

No trecho do número 4000/5000 da avenida Ipanema, é mais fácil observar como os veículos aceleram bem mais que o desejável, e de tal forma, representam um perigo para os pedestres que acessam a estação próxima a rotatória do empreendimento comercial recentemente inaugurado e que ilustra esta postagem.



Longo trecho em reta com uma travessia para acessar a estação do BRT sem semáforo inspira cuidados.



Pertinente ao trecho indicado na reportagem, logo se nota que a velocidade incompatível é uma constante, e que os ônibus que transitam naquele ponto da via são do tipo convencional pois os veículos do BRT acessam a Avenida Comendador Genésio Rodrigues para ir ao terminal São Bento, e de lá saem para retornar para o centro da cidade e destino final.

Outro comportamento de risco que nos chamou a atenção na avenida são os condutores que se consideram mais espertos que os demais e com seus automóveis "cortam" pelo corredor exclusivo do BRT, os veículos em fila nas paradas de semáforos, comportamento esse muito comum entre os motociclistas.

É necessário destacar que logo após o semáforo de acesso ao Jardim Botucatu, há equipamentos medidores de velocidade implantados em ambos os sentidos da via, em um trecho com um número menor de pedestres na via, e talvez realocar esses equipamentos, como foi dito na reportagem possa atender aos anseios dos clientes/usuários daquele trecho da via.



Equipamentos medidores de velocidade implantados após o acesso para o Jardim Botucatu.



O que podemos afirmar é que realmente transitar na Avenida Ipanema, assim como na Rua Comendador Oeterer, sem a presença de ondulações transversais, faixas elevadas em razão da presença do BRT, se tornou algo mais perigoso que o normal e demanda atenção das autoridades.

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