Semana passada em Sorocaba, mais uma vez um caminhão acabou por enroscar no pontilhão da Avenida General Osório X Avenida Doutor Afonso Vergueiro, sentido centro.
Apesar de atingir um veículo que estava ao lado com sua carga de vidros, não houve feridos, apenas o susto que tal evento proporciona.
É uma pena que mesmo após os relatos anteriores no mês de janeiro, passado alguns meses tal fato tenha voltado a ocorrer.
Apesar de possuir sinalização a via, seus acessos, até então as placas de advertência utilizadas apresentavam desgaste, sendo para muitos "invisíveis".
Temos a certeza de que reforçar a sinalização pode não ser a solução definitiva para que novamente o enrosco venha a ocorrer, mas pode sim servir de alertar para outros tantos não aconteçam. A indicação de saída para a Rua Professor Toledo, por exemplo, quase não aparece em meio ao ambiente.
Até o momento, não houve gravidade em nenhum evento dessa natureza, mas não está descartado.
Vale destacar que a luz do Código de Trânsito Brasileiro - CTB compete a cada condutor conduzir com atenção e cuidados indispensáveis à segurança no trânsito, e observar as placas, ter a noção exata da altura do seu veículo são importantes nesse processo de cuidados indispensáveis, da mesma maneira que o artigo 1º, §3º do CTB classifica como responsabilidade objetiva do órgão de trânsito a omissão em situações específicas.
Sugestões para o local já foram apresentadas na ocasião anterior.
Vamos torcer para que novos enroscos não voltem a ocorrer, e que eventualmente um reforço na sinalização de advertência venha a existir no local, afinal de contas, como diz o ditado: sinistros de trânsito não acontecem, são provocados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário