quinta-feira, 18 de junho de 2020

Direção sim, celular não!

O inverno está próximo, e com ele os ventos fortes, propícios para aqueles que gostam, soltar pipas, papagaios dentre outros nomes que recebem a depender da região do país.



Estar atento ao celular pode representar um perigo em épocas de pipas. Imagem: internet


Diante do momento particular que vivemos com a COVID19, não teremos no mês de julho as tradicionais férias escolares, pelo contrário, as crianças permanecem longe das escolas ainda por tempo indeterminado.

Sendo assim, apesar da recomendação para que as pessoas fiquem em suas casas, a cada dia é maior o número de pipas nos céus das cidades.

Essa prática vem acompanhada de um hábito muito perigoso, e que em 2020 já produziu algumas vítimas que é o uso do cerol ou da linha chilena, algo que é totalmente reprovável e que aqueles que fazem uso devem ser penalizados.

E com o uso do cerol, pipas são "cortadas" e isso ocasiona a correria de crianças, jovens e adultos (sim, adultos) atrás delas pelas ruas, avenidas e rodovias, para exibir posteriormente, talvez como um troféu.

Nesse sentido é que chamamos a atenção dos leitores no título da postagem para o uso do celular ao conduzir, tão comum e proibido quanto as pipas no céu com cerol ou linha chilena.

Na correria para resgatar as pipas, olhando para o céu, invadem a parte das vias destinadas aos veículos, sem se dar conta dos riscos, potencializados quando a atenção do condutor está voltada para o celular e não para o trânsito.

Dias desses, em uma avenida da Zona Oeste de Sorocaba, por pouco não nos deparamos com um grave acidente diante da junção da falta de atenção do jovem que corria atrás de uma pipa, com outro jovem em uma motocicleta, a prestar atenção na tela do celular, que manuseava enquanto conduzia o veículo.

Por uma questão de sorte, o motociclista olhou para a frente ao se aproximar do "pipeiro" e conseguiu desviar.

Caso o atropelamento viesse a ocorrer, as consequencias seriam graves para ambos.

Fica novamente o alerta para você amigo condutor, independentemente do veículo que utiliza, para estar sempre atento ao que acontece no trânsito, para não se colocar em situações de riscos.

E para os pais, responsáveis, é sempre bom observar como os filhos estão a participar dessa brincadeira de soltar pipas, evitando que utilizem o cerol, linha chilena e orientando para que não saiam correndo atrás de pipas pelas vias da cidade.

Afinal de contas, uma VIDA vale mais que uma pipa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário