segunda-feira, 8 de junho de 2020

Ação que necessita atenção.

Você, leitor do CamPitacos, nos conte ou reflita:

Quantas vezes nas últimas 24 horas você se deparou com veículos a avançar o sinal vermelho do semáforo, ou ainda, os instantes finais do amarelo que no meio do cruzamento se tornou vermelho.

Talvez esse ato no trânsito até passe despercebido, a medida que é frequente esse tipo de comportamento, e pedestres mais atentos, já nem se arriscam a iniciar a travessia tão logo o semáforo de pedestre lhe seja verde.

Há condutores que só respeitam o sinal vermelho quando há pardal no semáforo.


Nos tempos de pandemia da COVID19, em que algumas vias estão mais vazias (estavam!), além do avanço deliberado do sinal vermelho, havia a velocidade acima do desejável.

Não nos surpreende os indicadores de que em determinadas localidades no país, a despeito da queda no número de acidentes, o de mortos se manteve ou até mesmo aumentou.

É certo que passar pelo sinal AMARELO do semáforo não configura ainda uma infração de trânsito, a despeito de ter se aventado essa possibilidade em um passado nem tão distante, mas é preciso que o condutor tenha em mente que é um momento de tensão e risco acelerar para vencer o amarelo e não ter que aguardar todo ciclo do sinal vermelho, em especial quando se tem o chamado "três tempos".

Aliás, esse tipo de controle de tempos de semáforo é um dos que acaba por mais incentivar o avanço do vermelho ou do amarelo quase vermelho.

Próximo de minha residência há um cruzamento de vias que funciona nesse modo e realmente o desrespeito é generalizado, a ponto de veículos que chegam na linha de retenção com o foco já vermelho, acompanhar o fluxo dos que estavam a frente e avançam como se nada tivesse ocorrido.

Como costumamos dizer neste espaço, mais do que evitar uma autuação, esse comportamento é de alto risco, para quem avança e para os demais usuários das vias, que por motivos diversos podem ser surpreendidos por aquele que passou "no amarelo".

Portanto, fica aqui a recomendação: 

Por mais que amarelo no semáforo permita que o condutor avance na interseção ou ponto da via semaforizado, seja prudente, evite passar no amarelo quando ele já está aceso, e mais ainda, acelerar o quanto pode para aproveitar a passagem nesse ciclo.

Seja o exemplo, e não um daqueles que só respeitam as regras ou praticam a segurança no trânsito quando fiscalizados.

Ganha você, ganha a segurança viária com a mudança de comportamento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário