Em meio a Semana Nacional de Trânsito 2019, os veículos de comunicação e postagens nas redes sociais nos apresentam um final de semana marcado por acidentes terríveis.
Só em dois acidentes nas rodovias, infelizmente sete pessoas perderam a vida (no link abaixo do jornal Cruzeiro do Sul, o relato de um deles) isso sem contar os demais que não foram destaque como esses dois pela quantidade de vidas ceifadas.
O mote da Semana Nacional de Trânsito é "No trânsito, dê sentido à vida!" e é triste constatar que elas continuam sendo desperdiçadas, mesmo nesse período de reflexão.
Também no mesmo final de semana, o Jornal O Globo publicou uma matéria que aponta o aumento no número de acidentes graves após a retirada dos equipamentos medidores de velocidade das rodovias, algo que vinha em redução desde o já distante ano 2011, ano esse em que a Década de Ações para Segurança Viária foi lançada.
Segundo a publicação, houve redução de 8% no total de acidentes, por outro lado os acidentes graves subiram 2%.
É importante destacar que os dados apurados estão relacionados ao período de janeiro a julho de 2019. No mês de agosto, a partir do dia 15, a fiscalização eletrônica de velocidade com equipamentos estáticos ou portáteis foi suspensa e isso irá afetar os dados de alguma forma.
O trânsito no país é algo sério, que precisa ser tratado com técnica, pois o que está em jogo, são vidas humanas.
Se nada vier a ser realizado, a tolerância vier a ser cada vez maior, em breve os acidentes graves com várias vidas podem se tornar algo comum
Nenhum comentário:
Postar um comentário