terça-feira, 17 de setembro de 2019

Apagou!

Durante um deslocamento a pé que realizamos, nos deparamos com um conjunto semafórico com problemas na Avenida Paulo Emanoel de Almeida, na interseção com a Rua Antonio Bravo Plaça, em Sorocaba.


Falha em conjunto semafórico demandou atenção dos condutores.


Um dos lados do conjunto semafórico, no sentido centro, estava completamente apagado, enquanto que o sentido oposto e a via transversal funcionavam normalmente.

Diante de uma situação dessa, o bom senso determina que o condutor deve reduzir a velocidade, uma vez que com o semáforo apagado situações perigosas podem ocorrer, e ocorreram.

Mas, infelizmente o que visualizamos foram condutores a avançar o ponto do semáforo de forma, digamos, desleixada, sem ao menos reduzir a velocidade.

Como na via transversal o semáforo operava normalmente, alguns dos veículos que dela acessavam a avenida com uma trajetória mais aberta, quase eram atingidos por carros e motocicletas.

Determinada situação salta aos olhos e mostra como há desconhecimento das regras básicas de segurança viária por parte dos condutores.

Estabelece o artigo 44 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, verbis:

"Art. 44. Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência." (grifo nosso)

Enquanto assistíamos ao fato acima no local, pelo fone de ouvidos, através do aplicativo da Cruzeiro FM 92,3, escutava os comentários das pessoas em relação aos acidentes no trecho urbano da rodovia Raposo Tavares, em que parte das pessoas apontavam a responsabilidade para o Estado, outras para a concessionária e alguns mais sensatos, acertadamente relatavam que a via em si não causa acidentes, mas a postura equivocada de alguns.

Como diz o ditado, "acidentes não acontecem, são provocados".

Com a mudança de comportamento, podemos avançar positivamente em relação a redução dos acidentes de trânsito no país, na cidade.

Quanto ao problema relatado, que deu ensejo a postagem, através da Cruzeiro FM ele foi levado ao conhecimento do órgão executivo de trânsito, para que a correção fosse providenciada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário