Nesta data, pela manhã, percorri, ida e volta o corredor Ipanema do BRT Sorocaba, partindo da Hermelino Matarazzo com a Mascarenhas Camelo e do terminal São Bento até a Rua Comendador Oeterer na interseção com a Rua Princesa Isabel.
Interessante notar que em alguns pontos a ciclovia ainda não foi implantada no canteiro central, mas em algumas estações há paraciclos.
Notei que na altura da Automec, próximo a Igreja Nossa Senhora Aparecida as árvores que avançavam pelo leito do BRT foram removidas para evitar colisão com os ônibus na faixa da esquerda, ainda que para o visual e meio ambiente isso seja um fator negativo, foi um procedimento necessário.
Tecnicamente os retornos na rotatória do centro comercial onde há a Maravilhas do Lar ficaram bem perigosos, um jeito de adaptação, e que espero não seja um indutor de sinistros de trânsito.
No trecho mais perigoso, no retão antes da antiga TCS a velocidade regulamentada baixa para 50Km/h mas não havia placas de regulamentação R-19 a indicar isso de forma suficiente no sentido Parque São Bento, no sentido centro há mais placas de regulamentação.
E notei também uma ausência de sinalização de orientação de destino em relação a localização do terminal São Bento.
Se você seguir o corredor ao invés de acessar a Estrada do Dinorah à direita, ele termina na rotatória da Cruz de Ferro sem indicação alguma.
Depois que desci a Avenida Vinicius de Moraes, virei a direita é que fui encontrar o terminal logo próximo a Avenida Ipanema, mais próximo do São Guilherme do que do Parque São Bento.
O que me deixou em dúvida a razão de existir o corredor BRT no trecho da avenida do terminal até a Cruz de Ferro.
Já na Rua Comendador Oeterer com o corredor entregue virou uma pista de corrida! Sair da Rua Domingos Angelotti demanda muita paciência ou coragem, porque sem redutor de velocidade ali, está muito perigoso.
Pessoal desce o pé ali no trecho da Ipanema até a interseção com a Rua Princesa Isabel, reforço, é preciso atenção do poder público para isso.
Outro ponto que me chamou muita a atenção, e vem sendo frequente nas vias onde há os corredores do BRT são os veículos que estacionam nas calçadas, porque na via é proibido.
Oras, nas calçadas, nas ciclovias é tão proibido quanto, senhores condutores!
Posteriormente vamos ver como estará o funcionamento.
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