Na edição do dia 21/MAR/2021, o programa Auto Esporte da TV Globo apresentou uma matéria bem interessante em relação a tecnologia embarcada em alguns veículos premium como BMS, Mercedes-Benz, Volvo, e também empresas de logísticas que utilizam o mesmo dispositivo.
Para os veículos premium, os dispositivos visam registrar eventuais sinistros de trânsito, com vídeo de momentos antes do ocorrido, ou mesmo indicam que na ausência do condutor algum tipo de impacto o veículo sofreu em determinada parte de sua carroceria, chamando a atenção do condutor para uma análise.
Junto a isso, as outras inúmeras tecnologias já embarcadas para auxiliar na condução do veículo como frenagem autônoma, estacionamento sem que o condutor tenha que manobrar.
Já no tocante as frotas de pesados, que realizam longas viagens pelas rodovias do país afora, foi mostrado o constante monitoramento do uso do veículo, e também do condutor, como ele se comporta, com indicadores de fadiga que alertam o centro de controle operacional da empresa, a qual indica para o trabalhador do transporte a necessidade de uma parada para descanso.
De acordo com o responsável pela empresa, o investimento nesse tipo de monitoramento foi pago em seis meses, com a preservação de sinistros por fadiga, e também por ajudar a esclarecer alguma responsabilidade do condutor em caso de envolvimento em um sinistro de trânsito.
A matéria foi interessante, não chegou a mostrar tantas novidades assim, para quem como nós acompanha o mercado automotivo e medidas de segurança para evitar sinistros, e controle de frota, mas leva ao grande público essas informações, para saber o quanto evoluímos.
De outra banda, tal matéria também pode ser utilizada para a reflexão do consumidor brasileiro em relação aos veículos que temos a disposição por aqui.
A troco de rodas de liga-leve mais bonitas, centrais multimídias, alguns importantes itens de segurança acabam sendo postergados em nossos automóveis com aval do órgão máximo normativo da União.
O caso que mais salta aos olhos diz respeito ao controle eletrônico de estabilidade o ESP.
Um item que funciona junto ao sistema antibloqueio dos freios dos veículos, já presentes nos veículos zero quilometro desde 2014 e que ao que consta, custa em média US$ 50,00 para ser instalado no sistema do veículo, um valor relativamente baixo pela segurança que proporciona.
Segundo a regra, todos os veículos zero quilometro comercializados nos país a partir de 2022 deveriam possuir o ESP, entretanto, com o argumento de que a pandemia atrapalhou os planos das montadoras, a obrigação ficou para 2024, mesmo com a Resolução a respeito do tema ser de 2015, e hoje possuirmos em linha alguns modelos que tinham o dispositivo em algumas versões e perderam nesse troca por visual aventureiro, rodas de liga e multimídia.
Em resumo, se você possui recursos, hoje em questão de automóveis premium, pode contar com o suprassumo da tecnologia embarcada para sua segurança, mas caos não esteja nessa condição, ou procura um veículo que conte com o máximo de itens de segurança possível, ou se dê por satisfeito em pagar um valor elevado para levar para casa o mínimo exigido para cumprir a lei.
Deveria ser diferente, com a prioridade total para a segurança e os itens de conforto, visual serem os opcionais.
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