segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Sem carro, motocicleta...22SET

Dentro da Semana Nacional de Trânsito - SNT,  temos o dia 22 de setembro dedicado para o Dia Mundial sem Carro.


A bicicleta, a caminhada ganham destaque no dia 22/SET.


Para muitos chega a ser uma heresia tal efeméride, a medida que o veículo automotor seja de duas ou quatro rodas se constitui em uma importante ferramenta de trabalho, uma forma de permitir cumprir inúmeras atividades do dia a dia.

Na esteira da data, o chamado "Desafio Intermodal" é realizado em algumas localidades, para mostrar qual modo de transporte percorre a mesma distância no menor espaço de tempo possível.

Inevitavelmente a motocicleta e a bicicleta vencem o desafio, seguidos dos usuários de automóveis e finalizam o desafio pedestres e usuários do transporte coletivo, exceto quando a cidade dispõe se metro que em alguns casos ajuda a chegar junto com o automóvel.

Mas o evento tem a importante função de conscientizar as pessoas no tocante a necessidade de mudar as formas através das quais os deslocamentos são realizados.

Nesse período de "declaração própria de final de pandemia" de COVID19 que vivemos no Brasil, temos notado que a cada dia há mais veículos particulares em trânsito, fato esse que tem resultado em dificuldades para transitar sem lentidão, mesmo fora dos horários chamados de pico.

A opção pelo modo individual de transporte tem efeito na lentidão vivenciada e na qualidade do ar que respiramos.

Enquanto na fase maior de afastamento social no país, em que o céu das cidades ficou mais azul, mais limpo, hoje já ostenta o peso dos poluentes em suspensão, aliado a poeira da estiagem que passamos. 

Inclusive, os alertas da Defesa Civil de níveis perigosos de baixa umidade relativa do ar tem sido constantes, na última semana, pelo menos três dias indicaram isso.

Tais dados mostram a necessidade de repensarmos nossas formas de deslocamentos, e também de como são constituídas as cidades, que nos tornam "carrodependentes" com as longas distâncias que precisamos percorrer no dia a dia para nossos afazeres.

O uso da bicicleta como já postamos no blog mais de uma vez, para distâncias de até 8Km é recomendado, e também uma nova visão para as calçadas precisa ser colocada em prática, pois pensar a mobilidade urbana ativa, sustentável sem prestar atenção nesse tema não ajudará no avanço que precisamos.

Aproveite a data, para reflita: eu preciso mesmo do meu carro, da minha motocicleta para fazer todas as minhas tarefas do dia a dia? Será que para buscar o pão na padaria, não posso ir caminhando?

Certamente, até você irá se surpreender com a resposta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário