Notícias veiculadas nos meses de julho, agosto, apontaram que o Brasil havia batido recorde nas vendas de bicicletas, as tradicionais, a propulsão humana.
Está difícil escolher uma bicicleta no retorno as atividades no período da COVID19. Imagem: internet
Algo que já tinha ocorrido no ano passado, em breve pesquisa que realizei.
Entretanto, em 2020, com a COVID19, no chamado retorno às atividades, além de um número maior de veículos motorizados nas vias, também chama a atenção a quantidade de bicicletas nas ciclovias, nas vias normais onde o espaço segregado não existe.
Não se trata de ciclistas a lazer, em atividade física apenas, mas pessoas em deslocamentos para o trabalho, compromissos que permitem ser realizados com o uso da bicicleta como meio de transporte.
Mais uma situação que chamou a atenção, foi um relato de uma amigo que ao sair em busca de uma bicicleta para seu uso, se deparou com a falta delas para venda, exceto os modelos com preços superiores a 4 mil Reais, as de entrada, as confortáveis para uso urbano, só por encomendas, e há quem diga que elas precisam ser reservadas, pois estão vendendo como pão quente!
Essa migração para o veículo a propulsão humana, a mobilidade ativa e sustentável é importante para as cidades, pois mostra que há uma parcela da população que vê na bicicleta um veículo útil para seus deslocamentos e que dessa forma, os investimentos na implantação da infraestrutura necessária para o ciclista transitar é algo válido, em especial em um ano com eleições municipais.
Portanto, respeite sempre o ciclista, e para o ciclista, que respeite as regras de trânsito, ainda que não exista uma forma de penalizar os comportamentos irregulares que se vê por aí vez ou outra.
A harmonia no trânsito é necessária, sempre, independentemente do tipo do veículo.
Exatamente isso....
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