terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Causa e circunstância.

Muito se diz pelo Brasil afora que nosso trânsito é perigoso, que as motocicletas precisam de restrições para evitar acidentes dentre outras coisas.

Grande parte do que se diz é verdade, e como motociclista é complicado ter de  concordar, todavia, sem a mudança do comportamento de todos os personagens do trânsito, nada mudará.

Hoje pela manhã, em uma cidade do Sul do país, enquanto aguardava minha esposa em um estacionamento próximo a uma rotatória, cansei de ver inúmeros condutores, ciclistas, se colocando em situações de perigo pela simples falta de companheirismo, de gentileza no trânsito, em permitir com uma breve parada que o outro passe em sua frente.

De tudo o que vi até este início de tarque, aquilo que mais me chamou a atenção foi um motociclista que desrespeitou a sinalização de parada obrigatória (placa R-1) e "dividiu" uma rotatória com uma grande carreta carregada. Por muito pouco não houve a colisão, razão pela qual o o condutor da carreta acionou a buzina e foi gentilmente agraciado pelo motoclista com aquele gesto em que um dedo fica para o alto...o cidadão estava errado e se acha senhor da razão. Caso tivesse ocorrido o choque entre a carreta e a motocicleta, certamente o dedo do motociclista não poderia mais ser utilizado por um bom tempo.

Precisamos mudar esse cenário, e rever nossa postura e daqueles que estão ao nosso redor é o primeiro passo para isso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário