367 anos da nossa querida Sorocaba, e nos cabe fazer uma análise da Mobilidade Urbana da aniversariante.
Como toda cidade que experimentou um grande crescimento nos últimos anos, cada vez mais é um exercício de paciência para as pessoas se deslocarem com seus modos de transportes individuais.
Mesmo dentro de um período de pandemia, essa condição se impõe diante de inúmeras pessoas que deixaram o modo de transporte coletivo, com medo de infecção da COVID19.
Medo esse que de certa forma acabou por influenciar também na percepção das pessoas em relação a possibilidade de utilização mais intensa do sistema de ônibus rápido – BRT em operação com dois corredores a disposição da população.
É comum ouvir pessoas a reclamar que o espaço dedicado para o trânsito do ônibus nas avenidas Itavuvu e Ipanema, poderiam ser ocupados pelos demais veículos, mas a intenção de um sistema desses é incentivar que as pessoas migrem para o transporte coletivo, uma forma de melhorar a fluidez das vias e a qualidade do ar que respiramos, pois a capacidade de transporte de passageiros do sistema, poderia retirar muitos veículos das vias.
E por falar em meio ambiente, ainda hoje a aniversariante do dia 15 de agosto é conhecida nacionalmente como uma cidade das ciclovias, das bicicletas, dado o tamanho de sua rede cicloviária, uma das maiores do país entre as cidades que não são capitais. O modo de transporte ativo que também ganhou muitos adeptos na pandemia, ainda que a cidade momentaneamente tenha suspendido a oferta das bicicletas públicas compartilhadas, que tinham uma integração significativa com o transporte coletivo.
Integração essa que nos leva a lembrar que muitos desses usuários das bicicletas públicas eram pedestres, que viam nas bicicletas uma forma de ganhar tempo em seus deslocamentos pela cidade, com o aproveitamento da rede cicloviária, e que nos remete a lembrar que a mobilidade do pedestre, o elo mais fraco da cadeia do trânsito ainda precisa de uma maior atenção, com a oferta de calçadas em bom estado de conservação, para que o ato de caminhar seja seguro, confortável e acessível independentemente da condição do cidadão.
São aspectos de uma cidade que continua crescendo e pode avançar ainda mais na mobilidade e na qualidade de vida.
Parabéns, Sorocaba!
Nenhum comentário:
Postar um comentário