Participamos no dia 13/AGO/2020 da chamada entrega técnica do corredor Itavuvu do sistema Bus Rapid Transit - BRT Sorocaba.
Nesse dia, imprensa, autoridades, foram convidadas a uma viagem com o veículo a ser utilizado, partindo da estação UPH Zona Norte até o terminal Vitória Régia.
O corredor Itavuvu possui aproximados seis quilômetros de extensão, com doze estações e com pouco mais de três quilômetros de ciclovia e novas calçadas.
Além de toda infraestrutura para bem acolher o usuário do transporte coletivo, também há um sistema de monitoramento 24 horas no Terminal Vitória Régia.
Segundo informações divulgadas, na primeira fase de operação parcial do sistema, que terá início no dia 30/AGO, 43 ônibus estarão a disposição da população em circulação em pontos das regiões norte e sul, sendo 14 do tipo superarticulados e 29 do tipo padron.
Realizadas as apresentações do sistema, vamos agora relatar como foi a experiência de utilizar, ainda que em uma situação excepcional de usuários, bem diferente daquela que será vivenciada na operação.
A primeira boa surpresa foi constatar que as estações, embora não possuam sistema de ar-condicionado, são bem ventiladas, o teto não aquece em demasia.
Ainda que no mês de agosto, com clima ameno, no dia havia muito sol, e na estação de saída como na intermediária em que paramos, a sensação de conforto térmico existiu.
As estações possuem monitores para informar a aproximação dos veículos, sonorização, indicação de localização, nos moldes do metrô, alias, quando o superarticulado, o modelo utilizado no deslocamento inaugural, para na estação, ao olhar para os lados para acessar o veículo, lembra muito entrar em um vagão do metrô.
O superarticulado a ser utilizado em Sorocaba comporta 65 passageiros sentados e 111 em pé, algo que nos chamou bem a atenção, porque esse deve ser o máximo do máximo da capacidade.
Durante o deslocamento o veículo se mostrou muito silencioso, confortável, repleto de tecnologias para auxiliar o condutor a manter a segurança dos usuários, também o conforto está presente com a climatização.
O trajeto, praticamente todo realizado no trecho de pavimento rígido (concreto), ao contrário do que muitos esperavam, foi "liso", sem incômodos ou solavancos.
Nas paradas realizadas, tudo ok no tocante ao desembarque/embarque.
Notamos que no período pré operação do sistema, será necessário um amplo trabalho de divulgação para conscientização de como os usuários poderão utilizar o novo modo de transporte ofertado, bem como os condutores dos demais veículos devem se portar, evitando transitar na faixa exclusiva do BRT, pois fazer isso constitui infração de trânsito de natureza gravíssima, e que pode ser fiscalizada pelo órgão executivo de trânsito através do sistema de videomonitoramento.
Também será preciso um incremento na sinalização horizontal nos entrelaçamentos de acesso para bairros como o Maria Eugênia, em que os veículos não mais irão parar junto ao canteiro central, mas em uma faixa isolada, algo que aos nossos olhos se mostra um tanto quanto arriscado pelo potencial de sinistros de trânsito.
Em linhas gerais, entendemos que há um grande compromisso da empresa BRT Sorocaba em acertar, em mostrar para a sociedade que valeu a pena esperar, pois o serviço a ser prestado será com a melhor qualidade possível, e esse é o nosso desejo, nossos votos, até mesmo para privilegiar os usuários atuais, trazer novos.
Quem como eu acompanhou o andamento das obras na Avenida Itavuvu (hoje acompanhamos na Ipanema) nota que a avenida ficou visualmente mais atraente, e que pode reverter todo o transtorno ocasionado, potencial para isso existe, e sabemos que não será nada fácil diante da grave crise econômica que se apresenta em razão da COVID19.
Não temos dúvidas de que críticas virão em decorrência da suposta destinação de uma faixa para uso exclusivo do transporte coletivo que passa um a cada tantos minutos, e os carros e motos ficam "espremidos", sem poder estacionar nas faixas restantes, mas é importante destacar que a lei da mobilidade urbana assim determina, a priorização do transporte coletivo e dos meios não motorizados, em detrimento do modo de transporte individual.
Até por tratar da priorização do meio não motorizado em detrimento do modo de transporte individual motorizado no parágrafo anterior, nos preocupa a segurança dos pedestres para acessar as estações, pois apesar de se utilizar as faixas para travessias diferenciadas, com o contraste vermelho, elas aparentemente não serão semaforizadas, algo para se conferir mais adiante, assim como a questão dos semáforos que irão priorizar a passagem dos ônibus.
Seguimos a acompanhar os novos passos do sistema, como será a questão tarifária, a frequência e o posterior relatos dos usuários.
De momento, novamente nos resta desejar sucesso, êxito na operação do BRT Sorocaba, e que esse sistema venha a atender aos anseios da sociedade sorocabana, represente ganhos para a mobilidade urbana e melhoria no ar que respiramos ao atrair novos usuários e retirar veículos das vias.
Não podemos deixar de comentar em relação ao procedimento utilizado para a entrega, que despertou vários questionamentos no dia posterior.
Realmente foi algo novo a chamada "entrega técnica", mas entendemos que foi uma forma do poder público, levar ao conhecimento dos cidadãos pela imprensa, o estado da obra, do sistema, e definir uma data para a entrada do sistema em operação, antes das restrições impostas pelo calendário eleitoral.
Como relatamos acima, ainda há questões que precisam de ajustes, motivo pelo qual não faria sentido entregar como um todo, mas, o evento já foi realizado, e agora estamos (a depender da data de sua leitura) com o relógio regressivo acionado para as 04h do dia 30/AGO/2020.
Ótima analise ! Parabéns !
ResponderExcluirAcompanhando...
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