domingo, 26 de julho de 2020

Dia do Motociclista, o essencial!

Mais um 27 de julho, dia de celebrar o Dia do Motociclista.

Uma data que nasceu para marcar e homenagear um motociclista apaixonado pelo veículo que infelizmente veio a óbito, mas que em tempos de pandemia, vale para destacar pessoas que em seu dia a dia, a despeito da busca por uma renda, estão nas vias para atender aos anseios da população.



27/JUL - Dia do Motociclista - Ter uma moto é mais que um hobby, é um estilo de vida.


De alimentos a remédios, dificilmente não houve quem não acionou um serviço que não se valeu de um motociclista para fazer chegar o produto ao destino.

Além dos tradicionais motociclistas que por profissão exercem o Motofrete desde antes da pandemia, um batalhão de pessoas que perderam seus empregos se lançaram nas vias com suas motocicletas, motonetas, cadastrado em plataformas de entregas.

Um efeito colateral disso foi o aumento no número de óbitos de motociclistas a serviço de alguém, muitos dos quais ocasionados pela necessidade de cumprir o maior número de entregas no menor tempo possível para receber valores que por vezes não chegam ao de um salário mínimo, e muitas vezes se colocam em condições de risco para isso.

De forma acertada, até uma paralisação dos profissionais das duas rodas chegou a ocorrer para chamar a atenção da população e autoridades para isso, e tentar garantir maior segurança para quem trabalha e vencimentos dignos.

Na esteira da paralisação, projetos de lei pipocaram com vistas a garantir alguns direitos, mas no entanto, pelo que se leu e ouviu, as propostas legislativas levam para uma direção que não é a desejada. Muitos dos motofretistas não desejam ter um regime de CLT para realizar os trabalhos, mas sim, possuir condições de melhores vencimentos.

Temos a certeza que os debates em relação a essa questão ainda durarão um bom tempo, mas a semente do debate foi lançada.

Quanto àqueles que tem na motocicleta o veículo do dia a dia, das idas e vindas para as atividades diárias, no deslocamento para o trabalho, e dele para suas casas, o que se pede sempre nessa data é ATENÇÃO e respeito às regras de trânsito.

Ainda é muito comum nas vias públicas, observar condutas equivocadas de motociclistas como transitar manuseando um celular, realizando ultrapassagens perigosas pela direita, avançando com velocidade em cruzamentos semaforizados tão logo eles passem do vermelho para o verde, o que é um risco potencial de sinistros de trânsito.

Também nas rodovias as viagens em grupos, mesmo não recomendadas em tempos de afastamento social, foram destaques na imprensa pela forma que é realizada, com diversas motocicletas em velocidades superiores as regulamentadas, em todas as faixas de rolamento.

Como motociclista que sou, tenho a noção de quanto é prazeroso conduzir uma motocicleta, seja no perímetro urbano ou em uma rodovia, mas esse prazer pode ser encontrado mesmo sem exceder os limites, sem colocar em risco a sua vida ou a de terceiros.

Portanto, neste dia, cumprimento você MOTOCICLISTA, seja profissional das duas rodas, seja um entusiasta, mas todos ligados de alguma forma a esse objeto de duas rodas, um motor, que certamente nos proporciona momentos de muitos sorrisos, emoções quando em movimento.

Seja CONSCIENTE, se MANTENHA VIVO e um Feliz Dia do Motociclista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário