Transitar em dias de chuva é sempre mais complicado, independentemente da condição que o usuário da via esteja no momento.
Pedestres e ciclistas também devem ficar atentos na chuva. Imagem: internet
Tendo em vista que 65% dos deslocamentos diários pelos menos em parte são realizados a pé, é importante que também o pedestre fique atento para transitar em condições de chuvas.
O primeiro ponto, que também cabe para o ciclista, é que em dias de chuvas dê preferência para roupas claras, que facilitem a visualização dos condutores de veículos motorizados ou não.
Procure sempre utilizar calçados com boa aderência ao piso, uma vez que quando molhados, alguns pavimentos podem se tornar escorregadios, em especial nos pontos de entrada/saída de postos de combustíveis, estacionamentos coletivos.
Também deve procurar estar sempre visível, para atravessar uma via, evite se posicionar atrás de obstáculos, mas espere em cima da calçada para maior segurança.
Onde houver a necessidade de atravessar uma rodovia, procure sempre fazer o deslocamento em passarelas ou passagens específicas para isso. Atravessar uma rodovia com clima seco já é algo arriscado, fica ainda mais perigoso em condições de chuva.
Para o ciclista que precisa se deslocar com o veículo na chuva, a dica além de roupas visíveis, claras, é que procure acionar o sistema de iluminação da bicicleta, caso possua, para reforçar sua presença na via, se possível, utilize um óculos transparente para evitar que os pingos caiam diretamente nos olhos, reduza a velocidade e esteja atento as condições do pavimento, se eles com poças, não escondem buracos que podem levar a queda.
Nas vias que possuem ciclovias ou ciclofaixas, preferencialmente transite por elas, pois são espaços geralmente dotados de meios para reforçar perante o condutor do veículo automotor, que ali transitam ciclistas.
Para todos condutores, as dicas sempre são a de reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo que segue a frente, sinalizar antecipadamente qualquer deslocamento lateral, deixar de lado o celular e prestar atenção total ao trânsito, e sempre cuidar da manutenção do veículo, de forma que não seja surpreendido com a perda de aderência por pneus desgastados, palhetas dos limpadores que não funcionam ou mesmo, lâmpadas queimadas no sistema de iluminação do veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário