quinta-feira, 14 de março de 2019

110, 120...160!

Excesso de velocidade é um dos principais fatores de risco no trânsito.


As lombadas eletrônicas chamaram a atenção do Chefe do Poder Executivo brasileiro.


Nos últimos tempos, no Brasil, a Polícia Rodoviária Federal tem mostrado através de sua agência de notícias, um número considerável de veículos que transitam em velocidades muito superiores as permitidas, há casos de veículos flagrados a 200, 180Km/h em locais cujo limite é de 80Km/h.

E os excessos não são apenas de automóveis, mas também de caminhões, motocicletas.

A fiscalização com a utilização dos equipamentos medidores de velocidade, os radares, é uma forma de incentivar o condutor a respeitar o limite máximo permitido, de forma a garantir a segurança de todos os usuários das vias.

Costumamos dizer que a fiscalização eletrônica de velocidade é a mais justa, pois somente é penalizado aquele que transita acima do limite.

Nesse sentido, lamentamos as declarações dias atrás veiculadas na imprensa do Senhor Presidente da República, dando conta que pretende retirar lombadas eletrônicas das rodovias.

Determinados dispositivos, via de regra são implantados em locais com elevado fluxo de pedestres, ou com potencial risco de acidentes de trânsito.

Assim como acontece com os equipamentos medidores de velocidade, a implantação dos dispositivos demanda a realização de estudos técnicos e cumprimento de outras inúmeras formalidades.

E ao contrário do que foi dito, é sim possível transitar sem receber uma autuação, basta respeitar os limites estabelecidos, e caso eventualmente o condutor tenha vontade de acelerar acima disso, que assuma as responsabilidades do seu ato, sem evocar posteriormente a "indústria de multas".

Em tempos em que se fala da reforma da previdência como algo necessário para melhorar a economia do país, é interessante que os governantes tenham em mente que acidentes de trânsito, muitos dos quais provocados por excesso de velocidade, levam pessoas em idade produtiva a passar a depender da previdência social para seu sustento, algo que pode ser evitado com a fiscalização ora questionada.

Mais que jogar para a torcida, aqueles que possuem o poder da caneta devem sim estar atentos aos malefícios que o trânsito causa para as pessoas, e os acidentes são apenas um desses itens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário