Uma das atividades do curso Mobilidade em Transformação que estamos cursando, propôs imaginar nossa cidade em 2050, através dos olhos de uma mobilidade sustentável.
Nossa visão foi mais ou menos assim:
Quem poderia imaginar que em 2050, eu poderia vivenciar coisas que sonhei em 2021, durante o curso de Mobilidade Urbana em Transformação?
É tão bom sair na frente de casa e verificar que as calçadas todas são acessíveis, permitem que todos possam se deslocar com suas bicicletas com pedal assistido, a pé ou com os veículos urbanos compartilhados, fornecidos pela Prefeitura mediante uma taxa extra no IPTU-M. (M de Mobilidade).
Nos orgulha muito notar que nosso trabalho em prol da segurança viária surtiu efeito e dificilmente alguém morre no trânsito da cidade, quando muito, alguém sofre uma lesão leve por uma queda boba de bicicleta.
A criação do VLT - Veículo Leve Sobre Trilhos, com o uso dos antigos trilhos da estrada de ferro foi uma decisão acertada, pois nos permitiu nos deslocar pela cidade de forma rápida, tranquila, silenciosa, apreciando a linda paisagem com céu mais azul e frondosas árvores nas vias, agora sem mais postes e fiações penduradas, tudo subterrâneo.
E pensar que em 2021, 2022 nosso céu era esbranquiçado de tantas queimadas, as árvores derrubadas.
Como eu já imaginava lá em 2021, realmente não foi possível no Brasil abdicar dos veículos com motores a combustão, mas o uso de veículos híbridos com uma maior eficiência energética do etanol permitiu reduzir as emissões de poluentes, e para quem viaja distâncias consideráveis, onde o trem de alta velocidade ainda não chega, ficou algo menos complexo.
Ah como adoro viajar em nossas rodovias seguras, com menos veículos pesados, individuais, só mesmo por quem ainda sente prazer em fazer isso. Quando dirigir longas distâncias cansa, o sistema autônomo do meu Honda cumpre a tarefa para mim.
Fico feliz ainda que o nosso país tomou um forte rumo de crescimento sustentável, com a população escolhendo candidatos honestos e comprometidos a pontos de praticamente não se ter mais miséria ou pessoas passando fome. Aquele fundo do poço do final de 2021 foi essencial na mudança que vivemos hoje.
Vou aproveitar e mandar uma mensagem para apascentar o coração angustiado do meu eu de 2021. Dizer que ainda faremos muito pelo trânsito do nosso país, e ajudaremos na criação de uma cidade, um país melhor, que até mesmo cidadãos dos Estados Unidos anseiam vir viver no Brasil de 2050.
Bem, hora de ir tomar um café, hábito esse que mesmo no futuro, não deixamos de apreciar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário