sexta-feira, 23 de julho de 2021

Descolado!

No último dia 17/JUL foi inaugurado em Sorocaba/SP o viaduto "Fernando Dini Neto", umas das primeiras obras de arte da cidade que "descolou" o viário para que não necessite de uma interseção semaforizada e com isso os deslocamentos podem ser realizados mais brevemente.

Foi uma obra muito esperada pelos usuários das vias e sua inauguração ocorreu com toda pompa e circunstância com a presença de deputados federais, estaduais, vereadores e familiares do homenageado.

Acompanhamos o evento, as falas das autoridades, mas nossa atenção mesmo estava voltada a observar os deslocamentos realizados na parte inferior do viaduto.

Enquanto o evento acontecia, três pequenos sinistros de trânsito ocorreram diante da novidade que as mudanças colocadas em operação representaram para os condutores.

Isso nós faz refletir como a novidade impacta na vida das pessoas. 

Após tantos anos com as pessoas acostumadas a parar na interseção semaforizada da Rua Hermelino Matarazzo X Rua José Joaquim Lacerda, com a supressão da abertura de passagem e impossibilidade de utilizar o viaduto, muitos ficavam perdidos em qual direção seguir, apesar de faixas a indicar o sentido a ser seguido.

Também para os pedestres as mudanças levaram alguns a realizar a travessia fora da faixa, logo após o paredão de sustentação do viaduto, em uma situação de risco pela visibilidade limitada do condutor.

Ainda tratando em relação aos pedestres, dias após a inauguração do viaduto, o acesso para pedestres nele foi fechado com uma extensão do gradil, o que leva a toda movimentação sem a utilização de um modo de transporte não motorizado a ser realizado por baixo.

Ao transitar no local no período normal, observamos que o entrelaçamento de quem vem da Rua Maciel Baião para acessar o viaduto, se não contar com uma colaboração de quem vem pela Avenida Ipanema, pode ter dificuldades para acessar o viaduto sem "queimar" a sinalização horizontal.

Com o passar do tempo, tudo acaba se acertando no uso do novo dispositivo, o qual esperamos venha a atender plenamente aos anseios dos usuários das vias.


Desde o dia 17/JUL, Sorocaba passou a contar com uma nova obra de arte para a mobilidade urbana.






segunda-feira, 19 de julho de 2021

Tu tu tu...

O uso do celular ao conduzir é algo cada vez mais comum, ainda que possa configurar duas infrações de trânsito.

Diante disso, e com os dados da região de São José do Rio Preto/SP, comentamos a respeito do tema na matéria da Jornalista Milena Grigoleti do jornal "Diário da Região".

Clique no link, acesse a matéria:

https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/riopreto/uso-de-celular-ao-volante-lidera-multas-no-1%C2%BA-semestre-em-rio-preto-1.788517


Celular e direção, não!


segunda-feira, 12 de julho de 2021

Ranking!

Convidado pela jornalista Lígia, do jornal Diário do Nordeste, comentamos os dados disponíveis que levam o Estado do Ceará ao terceiro posto daqueles que mais pagam indenizações relativas a sinistros de trânsito com motociclistas.

Clique no link para ter acesso a matéria.


https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/ceara-e-o-terceiro-estado-do-pais-em-numero-de-indenizacoes-pagas-a-vitimas-de-acidentes-com-motos-1.3107467




segunda-feira, 5 de julho de 2021

Novos tempos de alerta.

A tecnologia cada vez mais faz parte de nossas vidas!

Ainda que em alguns aspectos isso acabe assustando, em outros pontos as inovações contribuem para a segurança dos usuários das vias, e até mesmo questões importantes, mas que as pessoas não se dão conta por motivos diversos, passam por esse processo.

Um exemplo disso é o uso do triangulo de segurança, que na Espanha, desde o dia 01/JUL/2021 deixou de ser o único dispositivo disponível para alertar os demais condutores de que o seu veículo, ou um outro qualquer apresenta uma avaria, se envolveu em um sinistro e está posicionado no acostamento ou na faixa de circulação.

O país europeu passou a determinar a utilização do dispositivo chamado de V16, que além de alertar através de uma luz intermitente, na cor âmbar, posicionada no teto do veículo, alerta os demais condutores da presença do veículo na via e também pode se comunicar com centrais de operações de tráfego, com vistas a chamar a presença de um veículo de atendimento mecânico ou de remoção.


V16 deve substituir os triângulos de segurança na Espanha a partir de JAN/20226. Imagem: DGT/ES



O uso do triangulo continuará sendo permitido, entretanto, a partir de janeiro de 2026 o V16 substituirá de uma vez o triângulo de segurança.

Essa novidade é interessante, e poderia ser uma alternativa permitida também em nossa legislação, a medida que muitos condutores ainda hoje desconhecem a regra para utilização do triângulo de segurança (distância mínima de 30 metros do veículo ou um metro de distância para cada velocidade da via).

Não defendo o uso aqui como obrigatório, mas como uma alternativa a mais para proporcionar segurança a medida que um dispositivo no teto de um veículo, a piscar de maneira intermitente chama bem mais a atenção dos demais condutores que apenas o pisca-alerta e o triângulo de segurança a distância.

Ainda hoje muitos condutores desconhecem como utilizar adequadamente o triângulo de segurança.