No último dia 17/JUL foi inaugurado em Sorocaba/SP o viaduto "Fernando Dini Neto", umas das primeiras obras de arte da cidade que "descolou" o viário para que não necessite de uma interseção semaforizada e com isso os deslocamentos podem ser realizados mais brevemente.
Foi uma obra muito esperada pelos usuários das vias e sua inauguração ocorreu com toda pompa e circunstância com a presença de deputados federais, estaduais, vereadores e familiares do homenageado.
Acompanhamos o evento, as falas das autoridades, mas nossa atenção mesmo estava voltada a observar os deslocamentos realizados na parte inferior do viaduto.
Enquanto o evento acontecia, três pequenos sinistros de trânsito ocorreram diante da novidade que as mudanças colocadas em operação representaram para os condutores.
Isso nós faz refletir como a novidade impacta na vida das pessoas.
Após tantos anos com as pessoas acostumadas a parar na interseção semaforizada da Rua Hermelino Matarazzo X Rua José Joaquim Lacerda, com a supressão da abertura de passagem e impossibilidade de utilizar o viaduto, muitos ficavam perdidos em qual direção seguir, apesar de faixas a indicar o sentido a ser seguido.
Também para os pedestres as mudanças levaram alguns a realizar a travessia fora da faixa, logo após o paredão de sustentação do viaduto, em uma situação de risco pela visibilidade limitada do condutor.
Ainda tratando em relação aos pedestres, dias após a inauguração do viaduto, o acesso para pedestres nele foi fechado com uma extensão do gradil, o que leva a toda movimentação sem a utilização de um modo de transporte não motorizado a ser realizado por baixo.
Ao transitar no local no período normal, observamos que o entrelaçamento de quem vem da Rua Maciel Baião para acessar o viaduto, se não contar com uma colaboração de quem vem pela Avenida Ipanema, pode ter dificuldades para acessar o viaduto sem "queimar" a sinalização horizontal.
Com o passar do tempo, tudo acaba se acertando no uso do novo dispositivo, o qual esperamos venha a atender plenamente aos anseios dos usuários das vias.